onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 16 de maio de 2015

AREIAS - SP





Areias é mais uma cidade do roteiro dos tropeiros distante 14,2 km de São José do Barreiro ,18,54 km Silveiras  e 9, 24 km de Queluz.
A cidadezinha é linda com seus casarões históricos e suas ruas de paralelepípedo me apaixonei logo que vi .
Portal da Cidade - Areias-SP

A Cidade de Areias está localizada no Estado de São Paulo, no antigo traçado da Rodovia Rio-São Paulo, no Vale do Paraíba – Vale Histórico, sendo a primeira a cultivar o café na região, alcançando grande destaque no mercado cafeeiro nacional.
Seus municípios limítrofes são   Resende   ( RJ ) a nordeste,   São José do Barreiro   a leste e sudeste, Cunha   a sudoeste,   Silveiras   a oeste e   Queluz   a noroeste.

A cidade chegou a ser anexada á província do Rio de Janeiro, durante a Revolução de 1842, mas já em 1843 retornava a condição de cidade do Estado de São Paulo.
                            

                           

                            
                           

O casario colonial da cidade revela sua pujança no século XIX, sendo de grande destaque a antiga Casa da Câmara e Cadeia e atual Casa da Cultura, a Igreja Matriz Senhora Sant'Ana que iniciou sua construção em 1792 e finalizou em 1874, o HOTEL Solar Imperial que foi erguido em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva e em agosto de 1822 serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual Proclamaria a Independência do Brasil e as belas fazendas históricas.  


                


                









No início do século XX com a decadência do café, os fazendeiros com suas fazendas hipotecadas mudaram-se para outros pontos do Estado, e com isso a Areias foi perdendo sua opulência de cidade progressista.

Casa da Cultura - Areias-SP
Casa da Cultura
Construída em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública, e do ano de 1857 a 1937 abrigou também o Fórum onde trabalhou o Escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como Promotor Público. Hoje abriga a Casa de Cultura onde está exposto um imenso acervo de marcos históricos.

                                    

Capela da Boa Morte e Senhor Bom Jesus
Sua construção é datada dos meados do século XVIII. Foi registrada em desenho por Jean Baptiste Debret quando veio ao Brasil com Dom João VI em 1827.

   Escola Barão da Bocaina
Escola Barão da Bocaina
Sua construção é de 1863 e pertenceu Gabriel da Silva Leme, sendo herança do Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. Funcionou como hospital, correio e cinema e 1911 foi doado para o estado para o funcionamento de escola.

Igreja Matriz Senhora Sant'Ana
interior da Igreja Matriz Senhora Sant'Ana

Igreja Matriz Senhora Sant'Ana
O início de sua construção é de 1792 e finalizada em 1874, tendo passado por reforma em 1890. Em seu interior tem destaque as imagens da Padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel Arcanjo. Seu sino também é de bastante relevância, foi importado da Bélgica pesando 1.100kg, 1,5m de altura e composto de bronze, cobre, estanho, ferro e ouro, doado para igreja pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863.

Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
O antigo sobrado dos Leme foi construído por meados do século XVIII pelo ilustre e areiense Major Manoel da Silva Leme.
Abrigou por muito tempo a Câmara de Vereadores e atualmente a Prefeitura Municipal.
Sua construção é datada dos meados do século XVIII. Foi registrada em desenho por Jean Baptiste Debret quando veio ao Brasil com Dom João VI em 1827.
                       Solar Imperial
-Solar Imperial
Foi erguido em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. No local pernoitou D. Pedro I em 17 de agosto de 1822 durante sua viagem a São Paulo que culminou com o grito do Ipiranga, marco de nossa independência
               Represa do Fúnil
Represa do Fúnil

Na direção de São José do Barreiro, adiante do Morro Frio do qual se descortina vista panorâmica, alcança-se a Represa do Funil, ótima para a pesca, natação e esportes náuticos. Faz divisa com os Municípios de Areias, São José do Barreiro, Itatiaia e Resende e fica a 11 minutos do centro de Areias.

Vista do Mirante do Cristo - Areias-sp
o que fazer

 1-Atrativos históricos
Além dos atrativos já mostrados neste post você também pode ver:
- EMEI Profª Branca de Oliveira Abreu Reis
Sua construção é de 1825 e nela residiram as famílias Cardoso de Almeida e Altenfelder Silva. Foi doada para sediar a Santa Casa da Misericórdia, e em 1988 passou a sediar a Casa da Cultura. Em 1997 passou definitivamente a funcionar Escola de Educação Infantil.

-Casa do Artesão
Foi construída em 1998 seguindo a mesma arquitetura colonial, para comercializar a produção do artesanato local, bem como peças confeccionadas em bambu, madeira, barbante, palha, barro, couro etc. E também variedades de doces, biscoitos e cachaça

-.Capela do Senhor Morto

Em 1859 o Padre Miguel dos Anjos possuidor de vastas terras em Areias, esculpiu em madeira a imagem de Nosso Senhor Morto, construindo uma capela em sua homenagem. No dia 20 de fevereiro de 1873, o jornal “O Mosquito” relata que cerca de mil pessoas participaram da festa do Senhor Morto, que é comemorada ate hoje no mês de maio.

-Velha Figueira
Sua sombra abrigou tropeiros e viajantes no início do caminho Novo da Piedade, em 1725. Em 1748 foi o local escolhido para a criação de Santana da Paraíba Nova.
Por ela também passou o Príncipe Regente D. Pedro I e sua comitiva rumo ao Ipiranga em 17 de agosto de 1822.

2-atrativos naturais
- Fazendas Históricas
Ainda podemos encontrar belas fazendas no município como a Santo Antonio, São Domingos, Santa Carlota entre outras, que até mesmo abrigaram em seus ricos terreiros as primeiras plantações de café.

- Serra da Bocaína
A região denominada Serra da Bocaina , cujo seu nome significa “os caminhos para o alto”, está interligada aos Municípios de Areias, São José do Barreiro, Silveiras, Arapeí, Bananal e Cunha. Sua Altitude varia de 1.000 a 2.080 metros .
De clima excepcional, também é procurada por sua beleza paisagística, região turística com altitude de 1.500 a 2.000 metros , tendo como pontos culminantes: o Morro do Quilombão, Tira-Chapéu e outros.

-Nascente do Rio Paraíba do Sul - Areias/SP

O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos Rios Paraitinga e Paraibuna. O Rio Paraitinga nasce com águas cristalinas na cabeceira da Serra da Bocaina em Areias/SP, na propriedade da Fazenda da Lagoa. Do local pode se observar todo o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, num espetáculo de beleza da natureza. Já a nascente do Rio Paraibuna está localizada na Serra do Mar, em Cunha/SP. 
A Nascente está localizada em uma área particular e de difícil acesso, portanto as visitações devem ser agendadas e restritas às instituições de pesquisas com a devida autorização dos proprietários da área e responsáveis pela preservação dessa região.

-Represa do Fúnil

Como chegar
de São Paulo: 231 km - SP-070 - Ayrton Senna da Silva/Governador Carvalho Pinto e BR-116 - Via Dutra
de Queluz: 36 km - SP-068 - Rodovia dos Tropeiros e SP-244/068 - Deputado Nesralla:Rubez

onde ficar :
clique aqui

onde comer :












Nenhum comentário:

Postar um comentário