onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 2 de junho de 2015

MANAUS - AM

dia 17/05/2915
Quando chegamos ao amazonas estivemos em Manaus apenas de passagem pois usamos a cidade como base para conhecer as cidades de Novo Airão e Presidente Figueiredo.
Chegamos ao aeroporto às 02:00h pegamos o carro alugado pela Viriato  Car, pernoitamos na cidade e partimos pela manhã para Novo Airão .
Em 19.05.15 voltamos a Manaus vindo de Novo Airão.
Pôr do Sol no Porto de Manaus-AM
Manaus significa "mãe dos deuses" em homenagem a nação indígena dos manaos.
Situada no centro da maior floresta tropical do mundo
Principal centro econômico da região Norte do país, foi fundada em 1669 a partir do forte de São João da Barra do Rio Negro e elevada a categoria de vila em 1832 . Transformada em município em 1848 com o nome de cidade da barra do Rio Negro, volltou a ter o atual nome em 1856.Na década de 1960, com a implantação da Zona Franca de Manaus, o município passou a ocupar novamente um lugar de destaque no cenário nacional.
Localizada próximo a Linha do Equador, na confluência dos rios Negro e Solimões, que formam o Rio Amazonas. para ver a história de Manaus clique aqui. 

Ficamos no Hotel Colonial , simples e o preço estava convidativo pagamos R$ 90,00 o casal com café da manhã ,fica localizado próximo ao mercado municipal,  guardamos as malas e saímos a pé para explorar a cidade.
Começamos conhecendo o centro histórico.
         Alfândega - Manaus-AM                           
Alfândega: Inaugurado em 1906, com matéria prima proveniente da Inglaterra, o edifício foi um dos primeiros prédios a ser construído no Brasil com blocos em pedra.

Matriz de N. S. da Conceição-Manaus-AM
 Primeira igreja erguida após a fundação de Manaus, a Matriz de N. S. da Conceição foi construída em 1695 por missionários carmelitas. 
A Catedral foi a primeira grande obra arquitetônica realizada em Manaus.. 

             Museu Casa Eduardo Ribeiro - Manaus-AM                           
  Museu Casa Eduardo Ribeiro - Manaus_AM
 O Museu Casa Eduardo Ribeiro,  foi inaugurado em 18 de março de 2010. O espaço relembra a vida pessoal, militar e administrativa do maranhense que, em Manaus, iniciou grandes obras como o Teatro Amazonas. 
Possui uma exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século XIX e início do século XX, época em que viveu Eduardo Gonçalves Ribeiro. As salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida do ex-governador e seus antigos proprietários.
Terça a Sab das 09 às 16h.
Domingo das 09 às 13h.
Entrada Franca
Endereço: Rua José Clemente, 322 – Centro Histórico de Manaus
          Palácio da Justiça - Manaus-AM        


O Prédio  onde funciona o Tribunal da Justiça do estado, construído em estilo neoclássico, e suas características arquitetônicas lembram as construções do 2° Império Brasileiro, foi inaugurado em 1900. O prédio foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustrada.

As visitas ao palácio são permitidas de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 15 horas. Nos finais de semana está fechado

                
Teatro Amazonas -Manaus-AM
A melhor época para visitar o teatro é no festival de ópera em abril ou maio .
Endereço: Pça São Sebastião, s/nº - Centro Manaus - Amazonas
O horário de visitação é de segunda a sábado das 9h às 17h. Domingo é fechado para visitação.
Telefone: (92) 3622-1880 / 2420 E-mail: teatroamazonas@culturamazonas.am.gov.br veja
 aqui o post sobre o Teatro Amazonas
Igreja de São Sebastião - Manaus-AM
                     
Igreja de São Sebastião
Construído sob a direção de Gesualdo Marchetti de Lucas, em 1888, o prédio da Igreja de São Sebastião , localizada no Largo São Sebastião, fazendo parte de um complexo onde abriga a Praça São Sebastião e o Teatro Amazonas, em Manaus, tem estilo neoclássico, com alguns elementos medievalistas. Seu  interior é marcado por painéis e vitrais europeus, bem ao estilo da época. 
Desde sua fundação, a Igreja pertence aos padres Capuchinhos.
Largo São Sebastião
Largo São Sebastião
Largo São Sebastião

                          
Largo São Sebastião - Manaus-AM
 Praça Heliodoro Balbi - Manaus-AM
Palacete Provincial - Manaus-AM
Palacete Provincial
O Palacete Provincial é uma das mais antigas construções de Manaus. A
edificação integra o conjunto arquitetônico da praça Heliodoro Balbi, junto com o prédio do Colégio Estadual D. Pedro II, na cidade de Manaus. Localizado no centro, é um imóvel centenário impregnado de importantes fatos ligados à vida social e política do povo amazonense.
A denominação de Palacete Provincial advém do fato de haver servido de sede do governo da Província do Amazonas e de residência de seus presidentes.
3ª a 4ª das 9 as 17 hs
5ª a sab das 9 as 19 hs
dom 16 as 19 hs
grátis
Endereço:Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro
Fone: (92) 3635-5832/3622-8387

                            

Palácio Rio Negro - Manaus-AM
O Palácio Rio Negro foi construído no início do século XX, no ano de 1903, para ser a residência de um rico exportador de borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz que foi também Presidente da Associação Comercial do Amazonas e Cônsul da Áustria.
Tombado como patrimônio histórico estadual em 1980, o Palácio Rio Negro é gerenciado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas.
Terça á Sexta, 10h às 17h
sabado e domingo 14h às 18h
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n Centro. Tel: (92) 3232-4450
Parque Jefferson Péres-Manaus-AM                       
O Parque senador Jefferson Péres, área extensa, são 53,4 mil metros quadrados e mais de 1.200 árvores plantadas. Construído em cima de igarapés(curso d'água) que foram aterrados pelo governo do Amazonas, o parque leva este nome em homenagem a um doss mais proeminentes políticos do amazonas, Jefferson Péres, já falecido.
Endereço:Localizado no Centro de Manaus, entre as avenidas 7 de setembro, 1547, e Lourenço da Silva Braga, Ruas Lima Bacuri, dr. Almínio e Jonatas Pedrosa.
Horário de funcionamento segunda a segunda das 06 às 22 h (visitação e caminhada)
Horário das atividades: 17 h às 21 h
Programação artística: sexta à domingo: 19 h às 21h

Usina Chaminé - Manaus-AM
O prédio onde hoje funciona o Centro Cultural Usina Chaminé destinava-se a sediar a estação de tratamento de esgotos da cidade. Foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manáos lmprovements, concessionária dos serviços de saneamento da cidade, contratada pelo Governo Estadual.
Com características neo-renascentistas, o prédio possui uma chaminé de 24 metros, construída em tijolo compacto refratário, coroada por um chapeló em ferro moldado, daí o nome “Chaminé”.
Tombado como monumento histórico do Estado do Amazonas, em 1988, a edificação foi reformada para abrigar o Centro Cultural Usina Chaminé que abriga, em seus diversos espaços, atividades diversificadas: espetáculos teatrais e musicais, oficinas de arte, exposições artísticas, cinema, seminários e palestras
Endereço:
Av. Lourenço Braga, s/n – Manaus Moderna – Centro
Fone: (92) 3636-7196/3234-7156 .
Porto de Manaus

Porto de Manaus
                            

Porto de Manaus-AM 
Porto de Manaus: Foi projetado e construído pelos ingleses no início do século XX e é um interessante obra de engenharia, na qual parte de sua estrutura oscila com a subida e descida das águas do Rio Negro. O porto de Manaus, com sua ponte flutuante em forma de T, é conhecido como Roadway, denominação deixada pelos ingleses.Todo este conjunto flutuante, assim como os prédios onde funcionava a administração do porto, foi tombado como patrimônio histórico nacional.
O Porto de Manaus teve sua estrutura para recepção de turistas reformada recentemente. Além de servir para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias que vão e vem das cidades do interior do Estado, recebe grandes transatlânticos de turistas de várias partes do mundo. Para ver a história do porto de manaus clique aqui.
Mercado Municipal Adolfo Lisboa - Manaus-AM
Mercado Municipal Adolfo Lisboa: Aberto em 1882, é uma réplica do mercado "Les Halles de Paris.Principal porta de entrada da produção pesqueira e rural na cidade é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e, não tendo similar em todo mundo, foi tombado em 1º de julho de 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Igreja Nossa Senhora dos Remédios - Manaus-AM
A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi tombada pelo Governo Estadual .
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios foi edificada em local de antigo cemitério indígena. Fundada pelo Major Manoel Joaquim do Paço, que assumiu o governo em 1818, foi destruída pela população em 1821 por ocasião de uma manifestação denominada revolução da independência, à qual o governador não aderiu, mas logo foi promovida sua reconstrução em 1827. 

Ponte Rio Negro - Manaus-AM
Ponte Rio Negro
Inaugurada no dia 24 de outubro de 2011, a Ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, já é uma das principais atrações turísticas da capital amazonense. A ponte oferece uma belíssima visão panorâmica do impressionante rio Negro.
É considerada a maior ponte fluvial e estaiada (suspensa por cabos) do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão (3.595 metros). É também a segunda maior ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. 

À noite saímos e fomos até o largo São Domingos  experimentar o famoso Tacacá. Espécie de sopa com tucupi, goma de tapioca, jambu e camarão seco.



Tacacá


                                                                












No retorno ao hotel passamos na sorveteria glacial, existem várias pela cidade com sorvetes de sabores variados de frutas regionais veja aqui.

DICAS
A cidade de Manaus é quente leve roupas bem leve e confortáveis.
O centro histórico dá pra conhecer a pé em meio dia você faz isso. Se for conhecer outras cidades vale a pena alugar um carro nós alugamos um na Viriato Car pagamos R$60,00 a diária sem o seguro.
A noite o Largo de São Domingos  me pareceu bem tranquilo e seguro há muitas opções de lugar para comer nos arredores.
Para quem vai visitar a cidade é necessário tomar a vacina contra febre amarela 10 dias antes.
Aos domingos funciona a feira de artesanato regional na Av Eduardo Ribeiro no centro de Manaus das 08:00 às 14:00

O QUE FAZER
Conhecer o centro histórico
conhecer o mercado municipal
fazer uma visita guiada ao Teatro Amazonas
comer o tacacá nas barraquinhas em torno do teatro
tomar um sorvete na glacial
tomar o guaraná do amazonas nas barraquinhas espalhadas pela cidade
experimentar o x - caboclinho
fazer o passeio do encontro das águas
ver o por do sol na praia de ponta negra
Ir ao bosque da ciência
Rua Otávio Cabral, s/n - Aleixo
terça a sexta feira 9 as 11:30/14h as 17h
sab e dom 9h as 17h
R$5,00

QUANDO IR
na época da vazante aparecem as praias fluviais mas na época da cheia a floresta alagada proporciona os passeios de canoas pelo igapós

QUANTO TEMPO FICAR
Reserve ao menos dois dias para conhecer as principais atrações da cidade

ONDE FICAR
A localização mais conveniente para o turista é o centro da cidade e a mais nobre é na praia de ponta negra.
Clique Aqui

ONDE COMER

COMO CHEGAR
De avião: o aeroporto de Manaus é servido de vôos direto de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte , Fortaleza e Campinas.
Barco: Barcos de linha partem do porto da cidade para toda localidade ao longo do Amazonas.

sites consultados
www.portalamazonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário