onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Antonina-PR

Dia 15.08.2014 - Saímos de Morretes( veja aqui o post ) e chegamos a Antonina são 15 km de distância entre as duas cidades.

Era a semana em que se comemorava o dia da padroeira da cidade Nossa Senhora do Pilar ficamos pouco tempo, dali seguimos para a cidade de Paranaguá onde embarcaríamos para Ilha do Mel.
Antonina é uma cidade portuária tranquila, localizada na Baia de Paranaguá, a 80 km de Curitiba. Possui pouco mais de 17 mil habitantes .

Festa da padroeira em Antonina-PR
No início do século 18, um povoado, formado principalmente por garimpeiros de ouro, começou a erguer-se no local. Em 1714, uma capela foi construída em homenagem à Virgem do Pilar e se transformaria posteriormente na igreja de Nossa Senhora do Pilar.


Igreja Nossa Senhora do Pilar-Antonina-PR

Igreja Nossa Senhora do Pilar-Antonina-PR




Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Fundada em 1715, sua origem se confunde com a história da cidade. Ganha importância por sua antiguidade. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1999. Localiza-se na Praça Coronel Macedo Centro.



Vista da Baía de Paranaguá -Antonina-PR

Em 1797, o povoado foi elevado à condição de vila e cidade, no mesmo ano, com o nome de Antonina, em homenagem ao príncipe D. Antônio.
A construção da Estrada da Graciosa, no final do século 19, junto com a ferrovia, impulsionou o desenvolvimento de Antonina, que se tornou um dos principais portos do Brasil, no início do século 20. Sobre Antonina-PR
A importância da arquitetura luso-brasileira e eclética está na harmonia do conjunto formado por sobrados, ruínas e calçadas de pedra. Localiza-se na Área central da cidade.

Antonina-PR

Antonina-PR
Praça Romildo Gonçalves Pereira - Feira-Mar

Recanto aprazível onde se pode contemplar a bela baía antoniense, os baixios, embarcações primitivas e motorizadas e os barcos de passeio que chegam e partem do ancoradouro municipal, além de serras azuladas que contornam o mar. Possui uma quadra poliesportiva e um busto de bronze de Davi Antonio da Silva Carneiro. Ao seu lado estão o Mercado Municipal e o Relógio do Sol.

Igreja Matriz vista do mar
Antonina-PR

Antonina-PR

Ruínas do Casarão dos Macedos -Antonina-PR
Ruínas do Casarão - Do antigo depósito de erva-mate, restam apenas algumas paredes dos Armazéns dos Macedo – as Ruínas do Casarão. Não há mais portas, nem janelas e o chão é coberto de grama e destroços das ruínas. Pra completar a paisagem, as ruínas do casarão ficam localizadas à beira mar, dando vista para a baía de Paranaguá. 

Ruínas do Casarão dos Macedo - Antonina-PR


Ruínas do Casarão dos Macedos-Antonina-PR
Antonina-PR


Antonina-PR

Antonina-PR

Antonina-PR





Teatro Municipal-Antonina-PR
Teatro Municipal
Construído no inicio do século XX (1906), durante a fase áurea da economia antoninense, em estilo eclético, rico em adornos. Tel. (41) 3432-2241 / 3432-4134. Localiza-se na Rua Doutor Carlos Gomes da Costa, 322.
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.Construído na segunda metade do século XIX, durante a fase áurea da economia de Antonina. Consta que o “Theatro” teria sido construído pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875, sendo que a Prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX. Possui uma Área construída de 630 m2, estilo eclético, rico em adornos. Tel. (0xx41) 3432-4134. Localiza-se na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, 322.
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11 h e das 13h30 às 17 h.


Antonina-PR

Antonina-PR

O prédio que serve de sede à Prefeitura Municipal é uma construção de aspecto centenário, mas data de 1914. Possui uma placa comemorativa do 44º ano de visita do Imperador D. Pedro II a Antonina. No seu interior destacam-se belas pinturas a óleo com motivos diversos, entre os quais uma paisagem da baía de Antonina. Tel. (0xx41) 3432-1122. Localiza-se na Rua XV de Novembro, 150.

Antonina-PR
Estação Ferroviária - Antonina-PR
Estação Ferroviária
Inaugurada em 07 de setembro de 1922, por ocasião das festividades de comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Foi restaurada e hoje funciona no local um espaço cultural e o Centro de Apoio ao Turismo e Esporte. Tel. (41) 3432-4520 / 3432-0373. Localiza-se na Praça Carlos Cavalcanti, s/nº.
A Estação Ferroviária de Antonina, terminal ferroviário da Linha Morretes - Antonina, é um exemplo vivo da fase áurea do mate, quando Antonina se destacava como o quarto porto brasileiro. A construção deste prédio data do ano de 1916, após o incêndio que destruiu a pequena estação em madeira.

Veja o roteiro completo da viagem ao Paraná

Estrada da Graciosa
Morretes
Ilha do Mel

O que fazer:
-Prainha – Praia com aproximadamente 200m de comprimento e 10 m de largura, na baía de Antonina. Possui águas claras e rasas, vegetação rasteira e elevações junto ao mar. O acesso é pela estrada que vai a Ponta da Pita. Possuindo área de lazer, lanchonete, ancoradouros para barcos pequenos, etc. Localiza-se no bairro do Itapema, a 4 km do centro.
-Ponta da Pita – Formação rochosa que avança dentro da baía, é um agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias e piqueniques. Localiza-se no Bairro Itapema.
-Ponta do Félix – Construiu-se no ponto mais calmo e isolado da região. O entroncamento de quase 500 m. No local funciona os Terminais Portuários da Ponta do Félix, o mais moderno terminal frigorífico da América Latina. Localiza-se no Bairro do Itapema, a 6 km do centro.
-Rio do Nunes – Possui 10 m de largura e seu leito é revestido de pedregulhos e água límpida. Construí-se em agradável praia fluvial, em área gramada e arborizada, usada para acompanhamentos e possuindo ainda mesas, bancos, churrasqueiras, bar, vestiário e sanitários. Localiza-se a 16 km de Antonina, no distrito de Cacatú, com acesso pela PR 340.
-Pico do Paraná – Situado na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul, possui 1962 m, sendo o mais alto do sul do Brasil. 
-Bairro Alto – Com seus rios, cachoeiras e densa vegetação
-Raffiting – Descida em bote inflável pelas corredeiras do Rio Cachoeira, com percurso de aproximadamente 3 km,  O início do passeio é no Bairro Alto, dentro do Parque Estadual Roberto Ribas Lage, onde existe toda a infra-estrutura: vestiário, lanchonete, restaurante, área de camping, quadra de vôlei, churrasqueira, além de atividades como cavalgadas e caminhadas por trilhas ecológicas. O acesso é feito pela Rodovia BR 277 ou pela estrada da Graciosa, até a entrada de Antonina, depois pela PR 340, até a Usina Parigot de Souza.
-Usina Hidrelétrica Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira) – Localizada no distrito antoninense de Cacatú, a 35 km do reservatório central situado junto à BR 116.
-Porto Barão de Teffé – Localiza-se na Avenida Conde Matarazzo

Como Chegar
BR 277, após a descida da serra seguir pela PR 408, ou ainda pela Estrada da Graciosa, a partir da BR 116 no Portal da Graciosa pegar a PR 410.
Distância: 77 km de Curitiba.
De São Paulo pegue a saída 58 via BR - 116 e a Rod. da Graciosa/PR-410, pegue a Rod Dep. Miguel Bufara até PR 340 siga na direção noroeste .

RODOVIÁRIA
Terminal Rodoviário
Rua XV de Novembro, s/nº
Tel. (41) 3432-1272
EMPRESA DE ÔNIBUS
Viação Graciosa
Tel. (41) 3432-1272 / 3223-0873 (Curitiba)
home page: www.viacaograciosa.com.br

BANCOS

Banco do Brasil
Rua XV de Novembro, 101 Tel. (41) 3432-3161

Banco Itaú
Rua XV de Novembro, 96 Tel. (41) 3432-1313

Caixa Econômica Federal
Rua Valle Porto, 8 Tel. (41) 3432-1598

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, s/n° (Theatro Municipal)
Tel. (41) 3978-1093
e-mail: turismo@antonina.pr.gov.br

Onde ficar
clique aqui
aqui

Sites Consultados
http://www.praiaslitoralparana.com.br/antonina/
http://antonina.pr.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário