onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ipoema - MG

Este é um relato de nossa breve passagem pela  cidade de Ipoema MG.
Em julho de 2015 viajávamos para Novo Oriente de Minas Mg, depois de 9 hrs de viagem paramos para descansar na cidade de Ipoema-Mg.
Ipoema-MG
Distrito de Itabira  situada a 40 km da cidade sede e a 72 km (a contar a partir da ponte do rio das Velhas) de Belo Horizonte foi fundado em abril de 1893. Antes do nome atual, teve estas denominações: Santo Afonso da Aliança, Pouso Alegre e Estalagem. Passou a se chamar Ipoema em 1943, no governo de Getúlio Vargas. Muita riqueza passou por Ipoema, rota da Estrada Real, cujo trajeto ia do Arraial do Tijuco (Diamantina) ao Rio de Janeiro.




A Estrada Real liga Ipoema a Bom Jesus do Amparo por estrada de asfalto, mas com uma pista lateral de 2 metros para caminhantes e cavaleiros. É a primeira estrada de Minas com este cuidado com todo tipo de viajante.

Ipoema-MG
O bucólico local conserva construções da época da fundação, como a Fazenda da Dona. Tem cerca de 4 mil habitantes e extensão territorial: 97 km2. Lugar agradável, com muito verde, montanhas. Integrante dos circuitos turísticos da Serra do Cipó e do Ouro  A cultura do local é representada pelos Estaladores de chicote, Berranteiros, Coral das Lavadeiras, Pastorinhas, grupos dirigidos por Eleni Vieira.

Ipoema-MG
Sua principal atração é o Museu do Tropeiro,  que  guarda a  história desses  viajantes com peças que retratam seu cotidiano e seu trabalho. O espaço também oferece a oportunidade de conhecer  as  tradições culturais dos   tropeiros viajantes.  Outros  atrativos  culturais  do destino são as  Igrejas São José do Macuco e  Matriz Nossa Senhora da Conceição,   além das antigas sedes como as das Fazendas Ribeirão São Domingos e Cabo de Agosto.

Ipoema-MG
A pequena e pacata cidade de Ipoema tem um povo muito gentil e hospitaleiro.
Nos hospedamos na pousada Dona Euzébia próximo a praça central .
Chegamos a cidade a tarde e visitamos o museu do tropeiro e a igreja matriz.
Ipoema conta com duas importantes Áreas de Proteção Ambiental: Morro da Pedreira e Bacia Hidrográfica Ribeirão Aliança, também conhecida como Mata do Limoeiro. As duas áreas são de mata preservada, com diversas cachoeiras e cânions,
Museu do Tropeiro-Ipoema-MG
Museu do Tropeiro-Ipoema-MG
Violeiros - Ipoema-MG 
Lavadeiras-Ipoema-MG


Ipoema-MG 
Museu do Tropeiro - Ipoema-MG 
Museu do Tropeiro
Localizado no centro de Ipoema, em frente a rodoviária. Possui sala de exposição com mais de 500 objetos que resgatam os valores da cultura tropeira, sala de artesanato, multimeios e rancharia. Uma ótima dica é a Roda de Viola, de maio a outubro, nos sábados de lua cheia, com apresentações dos grupos das Lavadeiras, Estaladores de Chicotes, Sons da Tropa, Meninos Trovadores da Estrada Real, Comitiva do Berrante e Violeiros convidados.

Funcionamento:  de terça a sábado: 9 h às 12 h e das 13 h às 17 h, domingos e feriados das 9 h às 12  h e das 13 h às 16  h.
Grupos devem ser agendados pelo telefone (31) 3833-9254

Em seguida conhecemos a Cachoeira Alta o acesso a ela é fácil não havia ninguém no local mesmo assim pudemos entrar e fazer algumas fotos o local é lindo e a cachoeira um espetáculo.
Ipoema-MG
Igreja Matriz de Ipoema-MG
Igreja Matriz de Ipoema-MG



A área do Parque Estadual da Mata do Limoeiro é de 2.097,70 hectares a área está localizada na Cordilheira do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Na região podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. Já foram identificadas na área, pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, endêmico da Mata Atlântica.
Santa Cruz em Ipoema-MG

Santa Cruz em Ipoema-MG

A alegria dos peregrinos é contagiante como também é a dos padrinhos que decoram os Passos de Santa Cruz, cruzeiros que demarcam o caminho de Ipoema ao Morro Redondo, onde é realizada a festa. Com cerca de quatro metros de altura os cruzeiros foram confeccionados com dormentes de linha férrea.
.São 14 os cruzeiros sendo um maior situado ao lado do Santuário Senhor do Bonfim, no Morro Redondo.Segundo a tradição de Santa Cruz os voluntários têm de fazer este trabalho durante sete anos seguidos.
Ipoema-MG
Ipoema-MG

Ipoema-MG

Ipoema-MG


Ipoema-MG



Fazenda Cachoeira Alta - Ipoema-MG
Fazenda Cachoeira Alta - Ipoema-MG

Cachoeira Alta-Ipoema-MG 
Imperdível, despencando de 110 metros de altura, a Cachoeira Alta, ou Cachoeira do Macuco, como é também conhecida, é uma das cachoeiras mais belas de Minas Gerais, esta atração natural é procurada por praticantes de rapel, banhistas ou por aqueles que querem simplesmente contemplá-la.
O proprietário da fazenda local cobra uma taxa de R$10,00 por pessoa para a visitação, com o que garante a limpeza e a manutenção da área. No local oferece uma pequena infraestrutura de camping com bar.
O acesso à Cachoeira Alta é muito fácil. A 11 Km de Ipoema, pode-se chegar até ela de carro, que pode ser estacionado a 200 metros de distância.

Telefone para contato: (31) 9963-6380
Cachoeira Alta - Ipoema-MG



Vista da Fazenda Cachoeira Alta - Ipoema-MG

Vista da Fazenda Cachoeira Alta-Ipoema-MG

Ipoema-MG


Poema da Mulinha Homenagem
ao escritor Carlos Drumond 



Ipoema-MG


Ipoema é um local para quem deseja sossego lugar para descansar pouco há para se fazer na cidade.


Dicas
A cidade conta com poucas pousada porém o valor das diárias é um pouco salgado negocie com o proprietário.
- Telefonia celular: OI
- Posto bancário: Itaú Funcionamento de 13:30 às 15:00hs de segunda a sexta-feira. Não possui caixa eletrônico. Uma pequena agencia da Caixxa Economica Federal que funciona no prédio da rodiviária.

COMO CHEGAR
 -Partindo de Belo Horizonte no sentido de Monlevade/Ipatinga/Vitória, da Ponte do Rio das Velhas estamos a 72 Km e 88 Km da praça Raul Soares.  
Use a faixa da esquerda para pegar a rampa de acesso para a Br116/Dutra/BR381/Fernão Dias;
Use as três faixas da direita parar virar levemente à direita e acessar a BR 262/BR 381, siga a BR 040 e BR 381 até Minas Gerais.

O que fazer
-Morro Redondo A uma altitude de 1224 metros, tem-se uma visão de 360 graus da região para um mar de montanhas. Em seu topo encontram-se o Santuário Senhor do Bom Jesus em estilo barroco e obras da artista plástica Vilma Noel.
Não possui taxa de visitação.

-Cachoeira  Bela Vista
Está a 16 Km de Ipoema. Poços rasos, ótima para banhos. Não tem nenhuma infra-estrutura

-Cachoeira Patrocínio do Amaro.
Está a 16 Km de Ipoema. Poço raso, excelente para banho. No local, oferece uma Pousada e infra-estrutura para camping, com bar e restaurante.
Taxa de visitação: R$ 20,00 por pessoa. Telefone para contato: (31) 8643-1591

-Serra dos Alves
Localizado  a 16 Km de Ipoema e a 15 Km do distrito de Senhora do Carmo e a 47 Km de Itabira, o povoado de Serra dos Alves na vertente leste da Serra do Espinhaço,  com área de preservação do Parque Nacional de Serra do Cipó. apresenta grande   biodiversidade de fauna e flora.
Possui um emporium, um restaurante e uma pousada.

Onde ficar
Clique Aqui
http://www.ferias.tur.br/pousadas/3231/ipoema-mg.html

SITES CONSULTADOS
http://www.abraceomorroredondo.blogspot.com.br/
http://dicionariodascachoeirasmg.blogspot.com.br/2012/01/ipoema-mg.html
http://estradadorei.com.br/











Nenhum comentário:

Postar um comentário