Dia 13.09.2015 -No nosso último dia em São Francisco Xavier após conhecer a Cachoeira do Roncador seguimos para Joanópolis são 47 km de distância por estrada de terra, alguns trechos com muito barro devido as chuvas dos dias anteriores.
Chegamos lá por volta das 12:00 hs almoçamos e retornamos para São Francisco Xavier por outra estrada que conta com 10 km de asfalto e por essa estrada se chega a Cachoeira dos Pretos uma belíssima queda que merce a visita
Entrada da cidade de Joanópolis-SP |
A "Capital do Lobisomem" existe e fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira. Em Joanópolis, cidadezinha de dez mil habitantes ao lado de Monte Verde, os relatos, as lendas e as histórias relativas ao bicho peludo garantem o marketing, mas os visitantes chegam mesmo é para curtir o frio, a exuberante natureza e a boa estrutura de pousadas e atividades esportivas.
Mas não é só de mitos que vive Joanópolis,pode-se buscar diversão e aventura nos muitos atrativos naturais que a cidade possui. O mais conhecido deles é a Cachoeira dos Pretos ,O Gigante Adormecido ou Serra do Lopo proporciona uma boa caminhada por trilha de mata nativa pelas divisas com Minas Gerais, além de existir no local uma das trincheiras da Revolução de 1932 – bem preservada e com placa comemorativa –, rampa de Asa Delta e uma das mais belas vistas de toda a região.
O lobisomem teve suas histórias aguçadas em 1983, quando a folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima defendeu sua tese para a Escola do Folclore de São Paulo, tendo como tema o Lobisomem e como local de pesquisa nossa cidade, lançando o livro: "Lobisomem: assombração e realidade". Veja a história do Lobisomem aqui
Joanópolis-SP |
Joanópolis-SP |
Joanópolis-SP |
Cercada pelas altas montanhas da Serra do Lopo, alterna-se entre vales e morros por onde correm seus riachos formando exuberantes cachoeiras, entre elas a Cachoeira dos Pretos com mais de 150 metros de queda. A história deste município tem origem nas antigas rotas de bandeirantes e de desbravadores que dirigiam-se as Minas Gerais, existindo menção desta região já em 1749. No entanto, a fundação oficial aconteceria em 1878 quando no pequeno bairro intitulado Curralinho, situado no município de Santo Antonio da Cachoeira realizou-se uma Festa a São João Batista (24 de junho) e nesta festa resolveram edificar uma capela ao santo do dia e elegeram o mesmo como padroeiro da nova cidade que pretendiam construir. Assim recebeu o nome de São João do Curralinho (São João por seu padroeiro e Curralinho por situar-se em uma colina rodeada de montanhas como se fosse um curral de montanhas).
Joanópolis vista da serra |
Joanópolis-SP |
Estrada para Joanópolis-SP |
Estrada para Joanópolis-SP |
Joanópolis pode ser considerada a "Cidade que nasceu de uma festa". Assim a cidade desenvolveu-se até os dias de hoje, sendo que em 23 de janeiro recebeu o título de Estância Turística, sendo a caçula das Estâncias do Estado de São Paulo, possui uma economia voltada para a agropecuária e turismo, sua população gira em torno de 12 mil habitantes.
Joanópolis-SP |
Joanópolis-SP |
Joanópolis-SP |
Joanópolis-SP |
Cachoeira dos Pretos-JoanópolisSP |
Cachoeira dos Pretos-SP-Joanópolis-SP |
Cachoeira dos Pretos-Joanópolis-SP |
Cachoeira dos Pretos - Joanópolis-SP |
cachoeira dos Pretos-Joanópolis-SP |
Cachoeira dos Pretos-SP-Joanópolis-SP |
São 154 m de queda d'água. Uma das maiores Cachoeiras do Estado de São Paulo, oferece uma visão que impressiona, permite banho e contemplação, também conta com área de estacionamento e Restaurante, Quiosque e artesanato. Sua história é relacionada a uma Família de origem portuguesa Preto de Oliveira, que deram origem ao nome do bairro e da cachoeira está situada nos contrafortes da Mantiqueira, sendo considerada manancial de águas, possuindo importantes nascentes e a represa do sistema Cantareira com espelho d'água de aproximadamente 50Km², além disso orgulha-se de manter uma das maiores reservas de mata nativa do Estado, possuindo assim um clima ameno com temperatura média anual em torno dos 16ºC.
Cachoeira dos Pretos-Joanópolis-SP |
A cachoeira vista da estrada-Joanópolis-SP |
O que fazer:
-Cachoeira dos Pretos, com 154 m de queda;
-Gigante Adormecido, cuja cabeça é a Pedra do Lopo, com 1725m de altitude;
-Pico do Selado (2070 m de altitude);
-Represa Jaguari/ Jacareí, com 50 km² de espelho d´água;
-Igreja Matriz, fundada em 1878 no local onde foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista e mais tarde uma pequena capela (a matriz surgiu em 1910, tem forma basílica, estilo neo-clássico com traços góticos e romanos);
-Capril do Bosque – bistrô onde é possível provar pratos feitas com queijo de cabra;
Pão PRP – pão em forma de cruz, com erva doce, criado para os simpatizantes do antigo Partido Republicano Paulista, na época da Política do Café com Leite, que é servido até hoje nas padarias da cidade.
-Cachoeira Iponina -Uma linda queda que pulveriza-se entre pedras e fendas depois de uma queda de 20 metros, possui um pequeno lago. A cachoeira recebeu este nome de uma Senhora que foi antiga moradora do local.
-Cachoeira dos Pires -Situada no Bairro do Pires na área da Pousada
-Cachoeira das Bruxas ou Cachoeira dos Cunha -Uma queda d'água que percorre uma enorme pedra de granito, lugar acidentado, permite banho num pequeno lago, local misterioso, cheio de histórias, suas águas dessem por um vale de pedras até o rio Cachoeira, aonde muita gente jura ter visto a Cobra Grande ( sucuri de 12 m).Santa Rita a Cachoeira dos Pires aproximadamente a 40 minutos de caminhada é uma boa pedida nos dias de calor.
http://www.joanopolis.com.br/pontos-turisticos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário