onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 10 de maio de 2016

Cânion de Fortaleza

dia 06.03.2016 saímos logo cedo da pousada para conhecermos o Cânion de Fortaleza decidimos fazer o passeio sem guia e foi super tranquilo. O dia estava claro e a visibilidade completa.

O Canyon Fortaleza está situado a 23 Km de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS-423.O Cânion Fortaleza é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral. Criado em 1992, o Parque possui 17,5 km2. O acesso é feito pela CS-012, estrada que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. 

Início da Trilha do mirante

Primeiro mirante

O nome Fortaleza deve-se à configuração do terreno, talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte, com suas pontes e torres. 

No cânion Fortaleza é possível conhecer o Mirante do Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto e a famosa Pedra do Segredo.
Vista de cima do morro do litoral gaúcho

O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. Para uma melhor visibilidade é necessário percorrer uma trilha de 1.700 metros no Morro Fortaleza. É possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina de cima do morro.

Parque Nac. Serra Geral-Cambará do Sul

subida ao mirante
Trilha do Mirante
Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida, até o topo, é feita em 1h30min. Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e se encantar com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.

No mirante
Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza


No mirante do Cânion de Fortaleza
Cânion de Fortaleza


No topo

No topo
Cânion Fortaleza

Cânion de Fortaleza

Cânion de Fortaleza

Cânion de Fortaleza
Retornamos ao início da trilha do mirante e iniciamos a trilha da Cachoeira do tigre preto e Pedra do Segredo, também foi tranquila mas atenção !!! uma parte da trilha atravessa o rio continuando do outro lado.

Graxaim



Trilha da Cachoeira do Tigre Preto
Esta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar 10% do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha contemple toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura. Quem tiver disposição pode seguir em frente e conhecer a misteriosa Pedra do Segredo.

Cachoeira do Tigre Preto

do alto da Cachoeira do Tigre Preto

Trilha da Pedra do Segredo

Seguindo a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características geológicas. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os visitantes é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.
Cachoeira do Tigre Preto
A Cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d´água do conjunto de cascatas e pode-se ver num ângulo bastante raro. As pedras permitem que se vá até o meio das águas

Cânion de Fortaleza



Pedra do Segredo


Trilha para cachoeira do Tigre Preto

Dias e horários de visitação:
Aberto diariamente, das 8h às 17h. Saiba que o Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão, o Cânion fica aberto até às 18h e a permanência é permitida até às 20h.
Telefones: (54) 3251.1277 / (54) 3251.1262
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br
Twitter: http://twitter.com/PNAS_PNSG
Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral

Dicas:
A estrada até o parque é ruim porém devagar conseguimos chegar.
Não há infra estrutura no parque portanto leve água e lanche.
A entrada é gratuita e as trilhas são bem fáceis.
Na parte alta,  o acompanhamento de guia / condutor não é obrigatório.
É proibido acampar, acender fogueira, levar bichos de estimação e alimentar animais silvestres, como o graxaim e a gralha-azul.
Use roupas leves e confortáveis, assim como, tênis ou calçados apropriados para caminhadas.
Leve protetor solar e repelente.

O que fazer:
As trilhas:
No Cânion Fortaleza é possível realizar três trilhas. São elas: Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km). 

Como chegar:
O acesso é via Cambará do Sul (RS). O percurso possui 23,8 km sendo 9,2 km de estrada de terra.


Sites Consultados:

http://www.cambaraonline.com.br/index.php/infos/pagina/o_que_fazer/parques_e_canions/canion_fortaleza
http://www.cambaradosul.tur.br/pousada/canyon-fortaleza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário