Dia 24.05.2016
Chegamos a Icoaraci apenas para conhecer o artesanato da região, vale a pena comprar as cerâmicas marajoara lá pois é relativamente mais barato que Belém, aproveitamos a tarde para passear pela orla.
A cidade é muito agradável, almoçamos nas barraquinhas da Praia do Cruzeiro e mergulhamos nas águas morna da Baía de Guajará indico esse delicioso passeio para quem estiver em Belém.
A história de Icoaraci, distrito da capital paraense, confunde-se com a própria fundação de Belém. Os integrantes da expedição de Francisco Caldeira Castelo Branco, procurando um lugar adequado para fixar os fundamentos da cidade, desembarcaram numa ponta de terra situada na confluência dos rios Guajará e Maguari, a qual denominaram de “Ponta do Mel”, devido a presença no local de favos de mel em grande quantidade.
Com o tempo, Icoaraci virou ponto certo para os residentes da capital passarem férias e feriados é um dos oito distritos em que se divide o município de Belém, capital do estado do Pará.Distante aproximadamente 20 km do Centro da capital estadual. Possui cerca de 300 000 habitantes.
Igreja de São Benedito-Icoaraci-PA |
Icoaraci-PA |
Icoaraci também se destaca pelo seu belo artesanato em cerâmica marajoara, e como pioneiro nessa arte Mestre Cardoso que entre outras personalidades artísticas que tem como objetivo fomentar a cultura regional. De reconhecimento internacional, o artesanato icoaraciense apresenta em suas peças uma beleza plástica e diversa, fruto da pluralidade cultural manifestada desde os tempos pré-coloniais. São três estilos tradicionais do artesanato local: marajoara, tapajônico e maracá.No centro do distrito fica o bairro do Paracuri, onde se concentram cerca de 90% da comunidade de ceramistas. São inúmeras oficinas e olarias, alinhadas uma ao lado da outra, por toda a extensão do bairro.
Feira de artesanato em Icoaraci-PA |
Feira de Artesanato de Icoaraci-PA |
Uma das partes mais charmosa do distrito é a orla,banhada pela Baía de Guajará. de onde é possível ver uma extensão grande de margem de água doce. O cenário fica mais agraciado com os próprios chalés em estilo colonial e o clima bucólico da região. Lá é possível encontrar ao longo do calçadão diversos restaurantes especializados em frutos do mar, barraquinhas de comidas típicas, água de coco (que tem a fama de ser uma das mais doces da capital), feira de artesanato e a Praia do Cruzeiro.
Cruzeiro da Orla de Icoaraci-PA |
Baía de Guajará-Icoaraci-PA |
orla de Icoaraci-Pa |
Orla de Icoaraci-PA |
Orla de Icoaraci-PA |
baía de Guajará-Iacoaraci-PA |
Icoaraci-PA |
Da Praia do Cruzeiro é possível visualizar a Ilha do Outeiro. Para chegar lá basta atravessar a Ponte Rodoviária Enéas Martins. A ilha é um balneário muito visitado por ter várias praias de água doce e pela proximidade de Icoaraci. Em sua orla encontram-se as praias do Amor, Grande, dos Artistas, da Brasília, do Barro Branco, do Queiral, Vera Cruz e Redentor.
Baía de Guajará-Icoaraci-PA |
Belém do Pará
Belém : segundo dia
Belém : Último dia
Mercado Ver o Peso
Soure - Ilha do Marajó-PA
Praia do Pesqueiro-Ilha do Marajó-PA
Salvaterra - Ilha do Marajó-PA
O que fazer:
Orla de Icoaraci
Praia do Cruzeiro
Feira de Artesanato do Paracuri
Museu de Artes Populares
Biblioteca Municipal Avertano Rocha
Ilha do Outeiro
Ilha do Cotijuba
Cooperativa dos Artesãos - COART
Como chegar:
De Carro a partir de Belém:
Pela Rodovia Arthur Bernardes
De ônibus a partir de Belém:
As linhas de ônibus 305 e 872 passam no centro de Belém com destino a Icoaraci-PA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Icoaraci
Nenhum comentário:
Postar um comentário