onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 29 de março de 2018

Caeté - MG




Em dezembro de 2014 aproveitamos nossa estadia em Sabará(Veja Post) para conhecer a cidade de Caetá-MG.
A cidade é bem próxima, fica aproximadamente 50 min de Sabará.

"Caeté", em língua tupi, significa "mato verdadeiro", através da junção dos termos ka'a ("mato") e eté ("verdadeiro"). Sua denominação anterior era Villa Nova da Rainha.




estrada para Caeté-MG

estrada para Caeté-MG


A cidade de Caeté faz parte do Caminho Sabarabuçu, o qual foi integrado ao traçado da Estrada Real como uma extensão do Caminho Velho que abrange, em cerca de 150 quilômetros, as cidades de Cocais (distrito de Barão de Cocais), Caeté, Morro Vermelho (distrito de Caeté), Antônio dos Santos (distrito de Caeté) Sabará, Raposos, Honório Bicalho (distrito de Nova Lima), Rio Acima, Acuruí (distrito de Itabirito) e Glaura (distrito de Ouro Preto).


visual da estrada que leva a Caeté-MG

Visual da estrada que leva a Caeté-MG



Caeté-MG

Praça Dr. João Pinheiro-Caeté-MG

Coreto na Pça Dr. João Pinheiro-Caeté-MG


Coreto na Pça Dr. João Pinheiro-Caeté-MG
Coreto na Pça Dr. João Pinheiro- Caeté-MG

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso- Caeté-MG
Um dos belos exemplares do barroco, a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, datada de 1757 é considerada a primeira igreja construída em alvenaria em Minas Gerais, tendo planta de autoria de Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho. O templo religioso marca o início da 3º fase do barroco, que predomina nas esculturas, imagens e peças de ouro e prata. 


Gruta Nossa Senhora de Lourdes- Caeté-MG









Igreja de São Francisco de Assis
Construída em adobe possui estrutura de madeira e apenas uma torre central, com fachada chanfrada. O altar-mor de estrutura simples é composto por pinturas que imitam ornatos. O forro da capela-mor apresenta pintura em perspectiva aérea mostrando São Francisco de Assis recebendo os estigmas. Acontecem missas as quartas, quintas e sextas-feiras às 7h.

Caeté-MG

Caeté-MG


que fazer:
Pontos Turísticos e atrações
-Cachoeira de Santo Antônio: 10km de Morro Vermelho e a 20km do distrito sede. 

-Pedra Branca: possui média de altitude aproximada de 1.000m em relação ao nível do mar. de seu cume avista-se parcialmente a cidade e a majestosa Serra da Piedade.
 
-Pedra do Sino: destaca-se por emitir sonorização semelhante ao barulho de um sino quando é tocado por um objeto pesado setem uma bela vista do distrito de Morro Vermelho.

-Serra da Água Limpa : A Serra é uma das denominações locais pela qual é designada a Serra do Espinhaço.

-Serra da Piedade: Uma estrada sinuosa leva até o topo, onde está o santuário (1767/1804). Há duas igrejas, uma delas com imagem de Nossa Senhora da Piedade atribuída a Aleijadinho - o local recebe romeiros entre o dia 15/08 de Nossa Senhora da Piedade e início de setembro. 
Os primeiros apontamentos sobre a Serra da Piedade datam por volta de 1673, quando Fernão Dias Paes Leme buscava encontrar prata na então chamada Serra de Sabarabuçu. O nome primitivo, dado pelos indígenas, era Itabera-assu; que significa montanha resplandecente e alta. Por sua vez, os portugueses a transformaram na corruptela Taberaboçu ou Tabaraboçu, e no século XVIII a popularizou como Sabarabuçu. Acreditava-se que havia, nessa serra, imensa quantidade de pedras e minerais preciosos
Horário de funcionamento:
Das 7h às 19h.
Acesso pela MG-435, 19 km
(31) 3651-8053 (Fone)

-Capela Santa Frutuosa: A construção da capela foi iniciada no século XIX, através do empenho do Dr. João Pinheiro. Segundo Afonso Arinos, durante mais de um século, a construção esteve incompleta. 
 
-Casa do Artesão: A edificação está situada na praça João Pinheiro é a sede da Associação dos Artistas e Artesãos de Caeté.
 
-Cemitério dos Ingleses: conjunto de ruínas históricas que remontam as atividades de mineração de ouro que teriam se iniciado no século XVIII e perpassado grande parte do XIX. 
-Chafariz da Cadeia Velha :O chafariz, edificado em duas colunas de alvenaria de pedra, foi construído no ano de 1800 por escravos. 
 
-Chafariz da Matriz: edificado em duas colunas de alvenaria de pedra, foi construído no ano de 1800 por escravos. 

-Ermida de Nossa Senhora da Piedade: Capela que serviria de referência para andarilhos.
 
-Igreja de N. S. do Rosário e Cemitério do Rosário:. Apesar das pequenas proporções trata-se de um templo de grande riqueza ornamental. 
 
-Igreja de Nossa Senhora da Penha

-Igreja de Nossa Senhora de Nazareth

-Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus

-Igreja de São Francisco de Assis:Construída em adobe possui estrutura de madeira e apenas uma torre central, com fachada chanfrada. O altar-mor de estrutura simples é composto por pinturas que imitam ornatos. O forro da capela-mor apresenta pintura em perspectiva aérea mostrando São Francisco de Assis recebendo os estigmas. Acontecem missas as quartas, quintas e sextas-feiras às 7h.

-Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso: A imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso e o altar-mor são atribuídos a Aleijadinho.
Horário de funcionamento:
Aberta de segunda a sexta, feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, sábado, das 8h às 12h e das 14h às 20h e domingo, das 7h às 11h e das 14h às 20h.
Praça Doutor João Pinheiro

-Museu Casa João Pinheiro/ Israel Pinheiro: O casarão que abriga o museu foi residência de personalidades que tiveram expressiva importância política entre os séculos XVIII ao XX, como o Barão de Cocais; Dr. João Pinheiro e Israel Pinheiro. Antes da aquisição em 1893, pelo Dr. João Pinheiro, o local já era conhecido como “Solar do Tinoco”. 
Horário de funcionamento:
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h ás 12h e das 13h30 às 17h, sábado e domingo, das 9h às 12 e das 13h às 16h.
Praça Paulo Pinheiro da Silva, 1
(31) 3651-1024 (Fone)
-Museu da Cachaça: O museu faz parte do acervo particular do Dr. Paulo Pinheiro de Barros que conta com mais 6 mil cachaças. Dentre elas, algumas da década de 30, tradicionais, datas comemorativas, nomes eróticos, exóticos, extrovertidas e raridades como a cachaça Pelé. Para visitação é necessário agendamento prévio.
Horário de funcionamento:
Aberto de Sábado e domingo, das 11h às 18h.
Estrada Fazenda do Ouro Fino, 5 km
Sítio Vale do Ipê
(31) 3651-8757 (Fone)
-Museu da Pharmácia Ideal: está localizado em uma das farmácias da rede Ideal. Trata-se de um empreendimento de tradição, administrado pela quarta geração de farmacêuticos de uma mesmo família. Seu acervo apresenta um apanhado da história da profissão do farmacêutico no Brasil, bem como objetos e utensílios que fazem parte dela, deixando claro as mudanças de costume e o progresso do setor ao longo do tempo.
 
-Museu Regional – Casa Setecentista:  O acervo é constituído de peças de arte popular, como mobiliário, arte sacra, ex-voto, imagem, tambores de reisado,sendo basicamente as peças do século XVIII.

-Museu de Arte Popular de Caeté: Instalado num casarão do século 18, que foi residência do Barão de Catas Altas. No pequeno acervo, mobiliário e peças de arte sacra dos séculos 18 e 19.
Horário de funcionamento:
Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 17h.
Rua Israel Pinheiro, 176
Centro
(31) 3651-2388 (Fone)

-Pelourinho do Poder: O Pelourinho foi erguido em 1722 e simbolizava o poder real na Vila. Neste muitos negros derramaram seu sangue ao serem castigados. O monumento é constituído de um poste de pedra de mais de um metro de altura, possui uma curvatura na cabeça onde se passavam as correntes que amarravam os escravos para serem castigados. Com a abolição da escravatura muitos foram destruídos, portanto trata-se de um dos raros exemplares em Minas Gerais.
 
-Ruínas - Clube Campestre Juca Vieira :Localizada dentro do terreno do atual Clube Campestre Juca Vieira, estão ruínas remanescentes da Companhia de Mineração Juca Vieira, datadas do início do século XX. As construções referem-se provavelmente a uma fundição de ouro, onde podem ser contrapostas edificações de épocas distintas, tanto do início (construída por tijolos) quanto do fim das explorações (constituídas por concreto armado). No local também há vestígios da antiga hidroelétrica responsável pelo fornecimento de energia no município.
 
-Santuário de Nossa Senhora da Piedade :Localizado no alto da Serra da Piedade, o Santuário é composto pela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Abrigo, Restaurante Panorâmico, Cruzeiro e Casa dos Romeiros. Na subida até cume estão localizados 15 painéis de azulejos com cenas da via sacra.

-Distrito de Morro Vermelho: Essa pequena vila próxima de Caeté, tem duas igrejas do século 18: a Matriz Nossa Senhora de Nazaré e a Capela do Rosário, que só abrem para missas.
 
-Parque Canela de Ema: O parque de aventuras, localizado numa reserva ambiental, tem atividades para a família inteira, como arvorismo com tirolesa, canoagem, slackline e trilhas. Há restaurante com almoço servido no fogão a lenha e quartos para hospedagem na casa principal (pacotes de fim de semana incluem refeições e algumas atividades).
Horário de funcionamento:
Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Estrada Barão de Cocais, km 2,5, 25 km
Barão de Cocais
(31) 9662-2006 (Fone)

Manifestações Populares e Folclóricas:
Aluá
Datada de aproximadamente 1650, surgiu no Arraial de Vira Copos, quando os escravos ali instalados, sentido necessidade de cultuar a Santa de sua devoção, faziam caixa de latas, chocalhos, tamborins com couro de animal e assim dançavam e cantavam em versos. Porém isso era feito às escondidas, normalmente nas senzalas, pela madrugada. Por isso deu-se o nome de “ao luar” ou, reduzido aluá.
Boi da Manta e Geni e Zeppelling
A manifestação está ligada às festas do período carnavalesco, ao aniversário da cidade, as festividades juninas, entre outros eventos tradicionais do município. 
Cavalhada de Nossa Senhora de Nazareth
Enfocando a luta entre mouros e cristãos, que culmina com a vitória dos cristãos, a conversão dos mouros e o pacto da aliança. Doze cavaleiros cristãos e doze mouros conduzem a Bandeira de Nazareth até a praça enfeitada para assim iniciarem a representação da batalha. 

Cavalhada Mirim
 A manifestação é marcada pelos mesmos passos da Cavalhada Tradicional, havendo pequenas mudanças como à substituição dos cavalos por cavalinhos de pau e o guizo dos arreios por tampinhas de refrigerantes para dar o barulho característico. São no total 24 crianças distribuídas entre embaixadores e cavaleiros que fazem evoluções defronte à Bandeira e ao redor do mastro, pronunciando na íntegra as saudações de mouros e cristãos como na Cavalhada principal.
Congado de Santo Antônio
O Congado de Santo Antônio representa uma das mais importantes expressões da religiosidade e fé em Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio. Fundado em 1994 por ex-integrantes do Congado de Nossa Senhora do Rosário – Caeté/ MG. 
Congado N. Sra. do Rosário e do Divino Esp. Santo
Considerado o congado mais antigo do município, surgiu na década de 1960, no distrito de Penedia. As cores oficiais utilizadas pelo Congado tanto nas roupas como nos enfeites, são o azul e o branco que representam o manto da santa protetora, sendo dedicada a ela as danças, cantos e preces.
Contra Dança
Grupo de dança folclórica, datado do início do povoamento do arraial de Morro Vermelho, por volta de 1700, caracterizado por apresentar vestimentas tradicionais de origem portuguesa e acompanhamento musical da Sociedade Santa Cecília de Morro Vermelho. Formado por casais que desenvolvem oito atos diferentes, sendo a abertura e o encerramento ao som de valsa.
Encomendação de Almas - Morro Vermelho
Manifestação realizada no período da Quaresma, onde um grupo de moradores sai às ruas em procissão, rezando o terço e entoando cânticos em oferenda aos mortos. Nas encruzilhadas o grupo para e faz uma prece, a procissão sempre termina onde tem uma cruz, pode ser na igreja, no cruzeiro ou no cemitério. 
Seresta das Almas - Roças Novas
A Encomendação das Almas é uma manifestação realizada no período da Quaresma, onde um grupo de moradores sai às ruas em procissão, rezando o terço e entoando cânticos em oferenda aos mortos. 

Como Chegar
MG 435 - Rodovia Federal Tancredo Neves

Trecho - Caeté - BR-381
Distância - 18 Km
Acesso - Permanente
Estado de Conservação - Asfaltada/Bom

MGT 262

Trecho - Caeté - Barão de Cocais
Distância - 38 Km
Acesso - Permanente
Estado de Conservação - Terra/Regular

MGT 262

Trecho - Caeté - Sabará
Distância - 26 Km
Acesso - Permanente
Estado de Conservação - Asfaltada/Bom
BR381

Trecho - Caeté - Belo Horizonte
Distância - 43 Km
Acesso - Permanente
Estado de Conservação - Asfaltada/Bom

Terminal Rodoviário José Pereira Cançado
Rua Presidente Getúlio Vargas, 555 - Centro
Funcionamento: Todos os dias 24h



sites consultados
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caet%C3%A9
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-mg-caete/o-que-fazer
http://www.turismocaete.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário