onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 28 de abril de 2019

Parque dos Falcões - Sergipe


Para quem visita Aracaju uma ótima opção de passeio para apaixonados pela natureza é o Instituto Parque dos Falcões na cidade de Itabaiana-SE.
Fizemos esse passeio na parte da manhã e a tarde visitamos a cidade de Laranjeiras-SE que é bem próxima.
Parque dos Falcões-SE
O Parque está localizado bem próximo ao Parque Nacional da Serra de Itabaiana (SE) a cerca de 45 Km de distância da capital Aracaju. O complexo é um verdadeiro santuário das aves de rapina que busca recuperar espécies apreendidas de contrabando ou machucadas de diferentes formas. Além das diferentes linhagens de falcões outros animais como corujas, gaviões, carcarás e urubus raros são encontrados no Instituto.

O parque funciona como centro de reabilitação de aves de rapina mas possui estrutura para receber visitantes, com agendamento prévio.




Parque dos Falcões -SE


Parque dos Falcões-SE

O parque existe há mais de 15 anos sendo um dos poucos no Brasil autorizados pelo IBAMA a criar essas espécies em cativeiro. O local é preparado e tem estrutura para receber os turistas, podendo ver e ter contato com algumas espécies.


Parque dos Falcões-SE

Tudo começou quando Percílio, aos 7 anos de idade, ganhou um ovo de Carcará. Deixou uma galinha chocar este ovo durante 28 dias, quando nasceu Tito, seu primeiro grande amigo. Hoje Tito tem 27 anos e o Parque dos Falcões conta com mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, pombos, etc.


Parque dos Falcões-SE

O parque é muito conhecido por turistas, biólogos e pesquisadores do Brasil e do mundo e tem como objetivo principal proteger as espécies de aves de rapina, sendo referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais.

Parque dos Falcões-SE


Reabilitação de aves
As aves chegam ao local após passarem por fortes traumas, mutilações e o trabalho do Parque dos Falcões começa na recuperação dessas aves, tornando-as dóceis, afetuosas e reproduzindo filhotes saudáveis. 

Parque dos Falcões-SE
Como é a visita
O passeio se inicia através de uma sala de vídeo, onde o visitante aprende um pouco mais sobre a histórias desses animais. Em seguida, o guia  leva todos os visitantes às gaiolas onde estão a grande maioria das aves, explicando uma a uma, a história, as características e o comportamento de cada uma.




Parque dos Falcões-SE


Parque dos Falcões-SE
Existem ainda alguns animais que ficam soltos no parque mas nenhum deles ataca os visitantes que estão devidamente autorizados. Há um lago com alguns peixes e outras espécies de animais e todos eles vivem em harmonia.

Após passar por todas as gaiolas e ouvir as ótimas explicações, é possível tirar fotos com alguns animais na mão, no ombro e até na cabeça.




Parque dos Falcões-SE
Parque dos Falcões
BR 235, km 42, Povoado Gandú
Itabaiana/SE
(79) 99962-5457 / 99885-2522 / 99131-3496
www.parquedosfalcoes.com.br
O ingresso para o Parque dos Falcões custa R$25 por pessoa.
Horário de funcionamento:
 09h e às 14h. 

Dicas:
Se a sua visita acontecer na parte da manhã, poderá participar de uma apresentação de vôo de algumas aves, onde Percílio mostra um pouco do treinamento delas. Aproveite também para curtir o belo visual ao redor do Parque dos Falcões.

Há a possibilidade de integrar a visita ao parque com um passeio orientado pelas trilhas da Serra de Itabaiana, com belas cachoeiras, poços e paisagens.

Como chegar:
- de Aracaju pela rodovia BR 235, a entrada do Parque fica na altura do Km 42. Sinalizações pelo caminho informam a entrada que segue em uma pequena estrada de terra batida aos pés da Serra de Itabaiana, município no agreste sergipano.

Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário