onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

IPORANGA-SP E A CAVERNA DO DIABO EM ELDORADO-SP

Viajamos para Iporanga-SP no feriado da república , foram 2 hrs de estrada saindo da cidade de Praia Grande-SP pela Br 116, antes de chegar a cidade paramos  para tomar um café na cidade de Eldorado-SP.
Eldorado-SP
A Estância Turística de Eldorado está localizada ao sul do Estado de SP, no Vale do Ribeira.O “Vale” é reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio Natural da Humanidade”, desde fevereiro de 1993.

Portal da entrada de Eldorado-SP
A principal atividade econômica do município está na agricultura, sendo a bananicultura responsável hoje por 80% da economia agrícola do município. 
Eldorado é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. 
Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação. O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842.


Eldorado-SP

Eldorado é conhecida por possuir uma das maiores cavernas da região a Caverna do Diabo.


Entrada da cidade de Iporanga-SP
Iporanga cidade histórica situada às margens do rio Ribeira de Iguape a 98 metros acima do nível do mar, com clima quente e úmido na região do Vale do Ribeira (SP).

Rio Ribeira 
No caminho de Iporanga-SP
No caminho para Iporanga-SP
Estrada para Iporanga-SP
De Eldorado a Iporanga são mais  01 hora de viagem pela Rodovia Benedito Pascoal de França.
Chegamos a Iporanga as 10 hrs da manhã , a cidade pequena e tranquila.
Não havíamos reservado pousada então resolvemos ficar na primeira que encontramos e havia vaga a pousada Gamboa Eco Refúgio. pagamos R$700,00 pelos 4 dias com café da manhã, jantar e lanche de trilha.
Pousada muito bonita, recomendo, com um rio maravilhoso ao lado. Adorei!!!


Pousada Eco Refúgio Gamboa-Iporanga-SP
Pousada Eco Refúgio Gamboa- Iporanga-SP

Pousada Eco Refúgio Gamboa - Iporanga-SP

Pousada Eco Refugio Gamboa - Iporanga-SP

Pousada Eco Refúgio Gamboa - Iporanga-SP
Pousada Eco Refúgio Gamboa- Iporanga-SP




A Pousada Fazenda Gamboa Eco Refúgio localizada na Rodovia Antonio Honório da Silva - KM 01 (Rodovia Iporanga/Apiai), fica a três minutos do centro da cidade Iporanga.

Saímos para conhecer a reserva Betary fica a 5 km da pousada na estrada que liga Iporanga a Apiaí- a Reserva Betary preserva 60 hectares de Mata Atlântica.
Reserva particular abriga centro de estudos que monitora de perto a biodiversidade da floresta tropical.
O local é destinado à pesquisa e ao ensino sobre a Mata Atlântica e seus segredos, além de comportar a atividade turística.
Algumas trilhas permitem usufruir da natureza no perímetro da reserva. O espaço oferece, mediante agendamento, visitas noturnas que permitem a observação da intensa atividade da fauna durante a noite.
A Reserva Betary está localizada a 10 km do Quiosque da Parque Aventuras





Trilha do Poço dos Veados – Percurso de 190m em terreno plano. Leva a um local de banho do Rio Betari, onde a paisagem é exuberante e frequentemente se observam rastros de lontras que vivem no rio.

Reserva Betary-Iporanga-SP
Reserva Betary-Iporanga-SP



Reserva Betary-Iporanga-SP
Trilha do Rio Betari – Trajeto de 650m em terreno plano. Acompanha a margem direita do rio, contornando uma parte do CEB.
Reserva Betary em Iporanga-SP
Rio Betari – Nasce do alto da Serra do Mar e deságua no Rio Ribeira de Iguape (SP). Na Reserva Betary, o rio estende-se por mais de 800 metros

Retornamos a Eldorado dessa vez fomos conhecer a Caverna do Diabo antes demos uma paradinha no centro de Iporanga para conhecer suas construções históricas.

Iporanga-SP


Iporanga-SP
Iporanga-SP

Iporanga-SP
Centro de Iporanga-SP

Igreja no centro de Iporanga-SP 
Rio Ribeira em Iporanga-SP


Rio Ribeira em Iporanga-SP

No caminho para Eldorado-SP
Estrada para a Caverna do Diabo-Eldorado-SP



Eldorado-SP


Parque Estadual Caverna do Diabo-Eldorado-SP

Parque Estadual Caverna do Diabo - Eldorado-SP


Eldorado-SP

Parque Estadual  Caverna do Diabo - Eldorado-SP

A Caverna do Diabo também conhecida como Gruta da Tapagem é a maior caverna do Estado de São Paulo, e está preparada para o turismo de aventura.
Existe um estacionamento , um restaurante, banheiros e lojinha de souvenir.
Do estacionamento até a bilheteria são 300m onde paga-se a importância de  R$20 pela visita .
Existe um limite de pessoas por grupo e intervalos de entrada que devem ser respeitados.
Todo o percurso dentro da caverna é de fácil locomoção, a caverna é toda iluminada de forma artificial internamente.
A caverna possui mais de 6Km de extensão e apenas 700m dela podem ser visitados. Essa visita dura cerca de 1:30h.
Caverna do Diabo-Eldorado-SP
Caverna do Diabo - Eldorado-SP
Caverna do Diabo-Eldorado-SP

Caverna do Diabo-Eldorado-SP

Caverna do Diabo-Eldorado-SP

Caverna do Diabo-Eldorado-SP
Caverna do Diabo-Eldorado-SP
Caverna do Diabo -Eldorado-SP

Caverna do Diabo - Eldorado


Após a visita a caverna do diabo em Eldorado retornamos para a cidade de Iporanga e aproveitamos o final da tarde para um maravilhoso banho no Rio Ribeira ao lado da pousada.

Rio Ribeira - Iporanga-SP



Veja aqui o roteiro completo do feriado em Iporanga:

Dia 16/11/2013 - Apiaí, Cachoeira Arapongas e Cachoeira do Couto
Dia 17/11/2013 - Parque Estadual do Alto do Ribeira - PETAR

Dicas:

O PETAR possui mais de 300 cavernas, muitas trilhas e cachoeiras. Acredito que 5 a 7 dias seria suficiente para conhecer bem a região, mas como nós não tínhamos todo esse tempo à nossa disposição, passamos 3 dias por lá. Foi suficiente para conhecer o principal dessa região de cavernas.

O que Fazer:
Além das inúmeras cavernas e cachoeiras, existem no PETAR outros atrativos, como os 'mirantes', trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico da Cidade de Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão da Cidade de Apiaí, 'Observação de OVNIs', passeios de canoas no Rio Ribeira de Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.
Rapeis de mais de 250 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, bóia cross, acqua ride, duck, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas, cascading, canyonig, corrida de aventura e espeleo. São algumas das atividades que a região oferece.

Trilhas:
TRILHA DO BETHARY: belíssima trilha, que se inicia no posto de guias (núcleo Santana), atravessa o Ribeirão Furnas e segue margeando o Rio Bethary em direção à sua nascente. 2 horas e 30 minutos a partir a partir do posto de controle do parque.  

CAVERNA SANTANA: é a segunda maior caverna do Estado de São Paulo, com 5.040 metros de extensão. A visitação turística é feita em um trecho de 800 metros, facilitado por escadas e pinguelas. A duração da visitação é de aproximadamente uma hora e meia, na qual percorre-se a galeria do Rio Roncador que dá acesso a galerias superiores, ricas em formações. É nesta caverna que encontra-se o salão Taqueopa, considerado o mais ornamentado do mundo.

CAVERNA MORRO PRETO: caverna que impressiona pelo tamanho e beleza de sua boca. Logo na entrada, se vê uma grande coluna formada por escorrimentos da dissolução do calcáreo. Mais adiante, já dentro da caverna, chegamos a um salão chamado anfiteatro que nos permite ver o modo majestoso com que a luz entra na caverna. Além das ornamentações gigantescas, as fendas e os abismos chamam a atenção nesta caverna.

CAVERNA DO COUTO: caverna que possui em sua entrada em uma boca bem pequena. Para quem quiser se aventurar em seus 471 metros de extensão, a recompensa será a visão de um grande jardim natural que se forma do outro lado do morro, em sua outra boca. No interior desta caverna, se encontra a ressurgência das águas que vêm da Caverna Morro Preto.

CAVERNA ÁGUA SUJA: esta caverna localiza-se a 1,2 km do posto de guias (núcleo Santana), sendo que o acesso é feito pela Trilha do Bethary. O percurso interno inicia-se na entrada principal e segue acompanhando o curso d água até a cachoeira (onde passa-se por um teto baixo). Este percurso possui aproximadamente 1.300 metros e nele passamos por grandes estalactites, travertinos e por um túnel de vento.

CAVERNA CAFEZAL: localizada na Trilha do Bethary, é caracterizada por suas belas formações (espeleotemas), como por exemplo, as estalactites que em sua extremidade possuem forma de botão.

CAVERNA ALAMBARI DE BAIXO: caverna que alia a beleza das formações com a aventura de atravessá-la com a água pela cintura. Para chegar, há uma trilha que parte do Bairro Serra e dura aproximadamente 50 minutos até a entrada da caverna. A travessia até o outro lado do morro leva em torno de duas horas, em um percurso de 890 metros no seu interior, em um misto de trechos secos e trechos com água.

CAVERNA OURO GROSSO: é a chamada caverna “adrenalina” caracterizada pelas muitas cachoeiras que formam profundos poços em seu interior.

CAVERNA CASA DE PEDRA: é a maior boca de caverna do mundo com 215 metros de altura. Próximo à sua entrada, o Rio Maximiniano forma uma linda piscina natural, que desce em direção à caverna formando uma imponente cachoeira que se entranha caverna adentro. Não é feita a travessia da caverna, apenas a visitação ao portal e boca da Caverna Santo Antônio.Aguardando liberação plano de manejo.
 CACHOEIRA DO COUTO: linda cachoeira formada pelas águas que saem da Caverna do Couto. Com 7 metros de altura e beleza, é ótima para um banho refrescante na piscina natural e na pequena hidromassagem que se formam em sua queda.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS: possui 25 metros de altura que impressionam pela beleza e pela força das águas que descem formando um redemoinho gigante. Abriga muitas andorinhas que saem em revoada em determinados momentos do dia.

CACHOEIRA BEIJA FLOR: bela cachoeira com grande volume d’água que forma uma deliciosa piscina natural. Tem aproximadamente 30 metros de altura e está localizada a 100 metros da Cachoeira das Andorinhas.

CACHOEIRA SEM FIM: através de uma trilha, percorre-se o trecho que leva às três quedas que a compõem. A maior das quedas tem 6 metros de altura. Todas as quedas são lindas e formam piscinas que são um convite a um banho refrescante. Tem esse nome porque os moradores nunca conseguiram encontrar sua nascente.

CACHOEIRA PASSA VINTE: de beleza sem igual, do alto de seus 65 metros.

CACHOEIRA DO TAQUARUVIRA: Caracteriza-se pela beleza de suas duas quedas que caem paralelamente formando um delicioso poço ótimo para refrescantes banhos.


Como chegar:
Essa é uma viagem que você deverá fazer de carro, utilizando a rodovia Régis Bitencourt, sentido Curitiba.  após 245Km de Régis (3h de percurso), terá que pegar a saída para a cidade de Eldorado, passar por dentro ela e percorrer ainda uma outra estradinha (asfaltada) por mais 40Km. são 3:40h de percurso. São mais 30Km de estrada até Iporanga.

Onde ficar:( aqui)

sites consultados:
http://www.ovaledoribeira.com.br/p/turismo.html#ixzz3k8PLVJZ2
http://www.ovaledoribeira.com.br/p/turismo.html
http://www.petar.com.br/