onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Cuiába-MT

dia 09/04/2018



Mercado Público - Cuiabá-MT

Cuiabá capital do estado de Mato Grosso, uma pequena metrópole no centro da América do Sul. Além das funções político administrativas, polo industrial, comercial e de serviços do estado, é conhecida como "Cidade Verde", por causa da grande arborização. 

Igreja Nossa Senhora Auxiliador-Cuiabá-MT


História de Cuiabá
Fundada em 8 de abril de 1719 pelos bandeirantes Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil, às margens do córrego da Prainha, devido a descoberta de ouro, mais tarde denominadas “Lavras do Sutil”, Cuiabá só foi elevada a cidade em 17 de setembro de 1818, através de carta régia assinada por D. João VI. Só em agosto de 1835 se tornou Capital da província com a Lei nº 19, assinada por Antonio Pedro de Alencastro, à época, com cerca de 7 mil habitantes. Foi em 1909 que Cuiabá teve seu reconhecimento como Centro Geodésico da América do Sul. Em meados do Século XIX, já estando unidas a parte principal e a portuária da cidade, a população já atingia quase 10 mil habitantes.

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho-Cuiabá-MT

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho - Um dos principais cartões postais da cidade foi tombada como Patrimônio Histórico e possui estilo arquitetônico neogótico com o interior onde o barroco predomina.


Igreja Senhor dos Passos-Cuiabá-MT



Centro Histórico - Cuiabá-MT

Centro histórico-Cuiabá-MT
Centro Histórico-Cuiabá-MT

Centro Histórico-Cuiabá-MT

O centro histórico de Cuiabá, assim como em outras capitais brasileiras, foi construído no período colonial e ainda guarda parte da arquitetura da época. Embora muitos patrimônios tenham sido influenciados pelos avanços demográficos e econômicos da capital, você ainda encontra alguns casarios desses períodos como o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso, a sede do SESC Arsenal, entre outros.



Igreja N.S.Rosário e São Benedito - Cuiabá-MT
                           

Igreja N.S.Rosário e São Benedito - Cuiabá-MT

Um dos grandes marcos da fundação da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi construída em torno de 1730. Sua arquitetura simples é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração borroca-rococó
 A cidade de Cuiabá nasceu aqui. Construída sobre a mais produtiva mina de ouro da região, em 1730, essa igreja é um belíssimo exemplar da arquitetura barroca e um dos cartões postais da cidade. O curioso é que raramente encontramos uma igreja que homenageia dois santos. Essa está ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos e aqui acontece a festa de São Benedito que dura um mês e é a mais longa do Mato Grosso. Praça do Rosário, Centro. De terça a sexta, de 15h às 17h.

Igreja N.S.Rosário e São Benedito - Cuiabá-MT

Igreja N.S.Rosário e São Benedito-Cuiabá-MT












O rio Cuiabá, que corta a cidade, divide dois municípios: Cuiabá e Várzea Grande. A Capital mato-grossense limita-se ao Norte com Rosário Oeste, a Noroeste com Acorizal, a Sudoeste com Várzea Grande, ao Sul com Santo Antonio do Leverger, a Leste com Campo Verde e a Noroeste com Chapada dos Guimarães. A economia da Capital hoje está centralizada no comércio e na indústria.




Centro Histórico-Cuiabá-MT

Centro Histórico-Cuiabá-MT

dia 11.09.2018

Pela manhã fomos conhecer a arena Pantanal e o calçadão da orla do porto.


Arena Pantanal-Cuiabá-MT

A Arena Pantanal é uma arena multiuso construída na cidade de Cuiabá. A nova arena Multiuso tem a missão de substituir o antigo Estádio Governador José Fragelli, conhecido popularmente como "Estádio Verdão", demolido para dar lugar ao novo estádio.Arena Pantanal foi um dos estádios da Copa do Mundo e possui uma boa e moderna estrutura. Diferente dos demais que são arredondados, ele tem um formato mais retangular. 
O novo estádio, construído de acordo com todas as exigências da FIFA, sediou 10 partidas da Copa do Mundo FIFA 2014, abrigando as seleções da Austrália, Coreia do Sul, Chile, Bósnia e Herzegovina, Nigéria, Japão, Colômbia e Rússia. Sua capacidade de público está estimada em 43.150 pessoas.



Arena Pantanal-MT


Arena Pantanal - Cuiabá-MT


Calçadão da Orla do Porto-Cuiabá-MT

Calçadão da Orla do Porto-Cuiabá-MT















Aos fins de semana, a beira do rio se transformava em ponto de lazer. 
A nova Orla do Porto conta com pista de caminhada, quiosques, mirante, banheiros e arborização natural com plantas centenárias que foram preservadas. O local é bastante frequentado diariamente. Inclusive, parte da história da cidade é contada através de matérias e fotos que estão estampadas no Casario, um mini museu que não deixa a tradição cuiabana se perder em meio a tecnologia e evolução da cidade.




Sesc Casa do Artesão-Cuiabá-MT


Sesc Casa do Artesão-Cuiabá-MT




Sesc Casa do Artesão-Cuiabá-MT

Casa do Artesão - O espaço reúne diversos artesanatos típicos do estado como esculturas de madeira, arcos, flechas, apitos com sons de pássaros entre outros souvenires do Pantanal como doces caseiros. No subsolo há um acervo bem preservado e organizado de trabalhos manuais indígenas e peças antigas. Rua 13 de junho, 315, Porto. De segunda a sexta, das 8h30 às 17h15. Sábados, das 8h30 às 13h15.


Restaurante Choppão - Cuiabá-MT


Cuiabá-MT

Cuiabá-MT



Interior da Catedral Basílica Bom Jesus - Cuiabá-MT
                       


Centro Geodésico - Cuiabá-MT


Centro Geodésico-Esse marco funciona oficialmente como a identidade de Cuiabá um monumento  no meio de uma área urbana.  Rua Barão de Melgaco, Praça Moreira Cabral, Centro Norte.

Almoçamos  na comunidade São Gonçalo do Rio ,antes de ir para o aeroporto lugar gostoso com várias barracas de comida peixe.é só escolher uma.






O vilarejo está localizado no bairro Coxipó e é um excelente ponto para quem tem interesse em produtos artesanais, que hoje já fornece pra Tok Stock, que  nos últimos anos tem levado as cerâmicas ribeirinhas de Cuiabá para 15 cidades do país.


Comunidade São Gonçalo do Beira Rio-Cuiabá-MT
                 


 Outro grande atrativo do São Gonçalo Beira Rio é o Siriri e o Cururu. A primeira delas, o Siriri é uma dança, coreografada comumente por mulheres em roda ou enfileiradas, batendo pés e mãos e respondendo ao grupo de tocadores de viola-de-cocho, ganzá e mocho.
O Cururu já é um canto religioso, feito para as festas de santos, e caracterizado por um ritmo marcado pelo dedilhado da viola-de-cocho, com poucas notas e muita repetição. O Cururu é executado somente por homens, que se desafiam várias vezes na execução da música. 

Almoço em S.Gonçalo do Beira Rio

Almoço em S. Gonçalo do Beira Rio














Um dos primeiros povoados de Cuiabá, a comunidade é datada de meados do século 18. Relatos contam que uma pequena imagem do santo, que deu origem ao nome do bairro, foi encontrada dentro do Rio Cuiabá por um dos primeiros moradores.
 A população da comunidade está estimada em cerca de 450 moradores, formada por grupos familiares distribuídos entre 100 famílias. As peixarias compõem a cena em uma bucólica rua estreita e são o retrato de como a comunidade é integrada.Além do conhecido artesanato, é na comunidade de São Gonçalo Beira Rio que ocorre o evento anual Festa do Peixe, que recebe mais de 40 mil pessoas.
O São Gonçalo - Beira Rio está aberto diariamente. A Lojinha de artesanato abre suas portas de segunda à sábado das 8h às 17h e domingo até meio dia.




Dicas
-Quando visitar:O clima tropical prevalece durante todo o ano de forma estável, Cuiabá também é conhecida pelas altas temperaturas, mas também chega a ter invernos mais rigorosos em que o termômetro marca temperaturas por volta dos 15 graus. De outubro a abril as chuvas costumam chegar com força, se concentrando na região. Entre os meses de maio a setembro as temperaturas voltam a subir e o clima se mantém mais seco.

-Vacinas – Não é necessária nenhuma vacina para visitar o local.
No site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br) do Ministério do Turismo, existem informações sobre direitos e deveres do turista, documentação necessária, dicas sobre questões de saúde na viagem e os órgãos aos quais recorrer em caso de dúvida.



O que fazer:

-Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho
-Casa do artesão
-Sesc Arsenal Cuiabá
-Igreja N S do Rosário e São Benedito
-Parque Mãe Bonifácia - Cheio de espécies vegetais típicas do Cerrado, esse parque é perfeito para fugir do calorão que faz em Cuiabá. De fácil cesso, ele tem banheiros, bebedouros e pistas para caminhada. Avenida Miguel Sutil, Duque de Caxias.
-Arena Pantanal (Verdão)
-Museu do Morro da Caixa D’Água Velha - Esse espaço de arte funciona numa antiga caixa d’água inaugurada no ano de 1882, e é um lugar gostoso e bem interessante de se visitar. O museu é muito bem organizado e oferece uma apresentação da história de Cuiabá em fotos. Rua Comandante Cosa, s/n, Centro Sul. Diariamente, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
-Museu Histórico de Mato Grosso
-Museu Pré Histórico Casa Dom Aquino
-Museu de Arte Sacra - O acervo deste museu também é muito simples. Ele conta um pouco da história da cidade a partir de sua movimentação religiosa e tem algumas peças do tempo da escravidão no Brasil. Aproveite para visita-lo quando for conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, pois o museu fica no mesmo prédio. Rua Clovis Hugney, Praça do Seminário, 239. De segunda a sexta, de 13h às 18h. 
-Centro Geodésico da América Latina 
-Museu do Rio e Aquário Municipal -. Avenida Beira-Rio, s/n, Porto. De segunda a sexta, de 8 às 17h.
-Centro Histórico de Cuiabá 

Como chegar:
De avião
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon recebe vôos diários das principais capitais do Brasil.
De carro
De Porto Velho: 1454km – acesso pela BR-364 e BR-174.
De Campo Grande: 707km via BR-163.
De Goiânia: 930km via BR-060 e BR-364.
De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Cuiabá ligar na rodoviária da capital mato-grossense.
Rodoviária de Cuiabá
Tel: (65) 3621-1515

Sites Consultados
https://www.guiadoturismobrasil.com/hospedagem/2/MT/cuiaba/970
Fonte: www.cuiaba.mt.gov.br
https://www.guiaviajarmelhor.com.br/lugares-para-conhecer-em-cuiaba/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_Pantanal



Nenhum comentário:

Postar um comentário