onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CARRANCAS -MG

Teríamos uma semana para viajar então dividimos nossa viagem em dois destinos o primeiro  a cidade de Carrancas-MG e o outro Bueno Brandão - MG.
Carrancas-MG
Carrancas está localizada no antigo caminho usado entre Ouro Preto em Minas Gerais e Paraty no Estado do Rio de Janeiro, rota do comércio do Ouro, conhecida como Estrada Real. Desde 2007, a cidade faz parte do Roteiro conhecido como Caminho Velho, uma das três etapas da Estrada Real, que se tornou rota turística e liga as principais cidades do interior de Minas. Veja aqui a história da cidade.
São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais. A quantidade de nascentes, quedas d’água e atrações refrescantes dão a Carrancas o título de “A Terra das Cachoeiras”, conhecida nas capitais e nas cidades da região.

Organizamos tudo ,reservamos a pousadas e  saímos pela manhã do dia 18/09/2013, passaríamos 4 dias na cidade.
De São paulo a Carrancas são 440 km gastamos  7 hrs de viagem e às 16:00hs estávamos no centro de Carrancas.

Carrancas-MG
Ao chegarmos a cidade nos dirigimos a pousada que já havíamos reservado com antecedência.
Para se chegar a pousada se pega a estrada para São Vicente de Minas, um lindo cenário!
Carrancas-MG
Carrancas-MG
Carrancas-MG
Caminho para a pousada - Carrancas-MG
Carrancas-MG
A pousada reservada foi Hotel Fazenda Recanto da Serra um ambiente agradável, com quartos espaçosos e confortáveis e uma vista maravilhosa da serra, na diária estava incluso além do café da manhã um delicioso jantar feito no fogão à lenha.

Hotel Fazenda Recanto da Serra-Carrancas-MG
Hotel Fazenda Recanto da Serra-Carrancas-MG
No dia 19.09.2013 saímos para conhecer o Alambique  Bicas da Serra próximo  pousada.
Alambique Bicas da Serra - Carrancas_Mg

Alambique Bicas da serra  Carrancas-MG















Em seguida conhecemos o centro da cidade o artesanato , compramos lembrancinhas , depois seguimos para a cachoeira da fumaça e poço da esmeralda.

Associação dos Artesãos de Carrancas é uma entidade sem fins lucrativos que apoia e reúne o trabalho dos artesãos locais. Artesanato em fibra de bananeira e taboa; papel machê e terra; cabaças, bambu trançado, bonecas de pano, telhas, vidro e madeira, bordados variados e bijuterias.A sede está situada próxima à Igreja Matriz. Informações: 35 8848-7719. R. Padre Toledo Taques, 263.

Florarte - Carrancas-MG
A Florarte é uma loja-ateliê especializada em artesanatos de Minas Gerais. Aqui você encontra artigos de madeira nobre, peças de ferro, artesanatos feitos com gesso e palha, bordados, além de carrancas de todos os tamanhos.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Carrancas-MG
A  bela Igreja Nossa Senhora da Conceição fica no coração da cidade, a construção, patrimônio histórico-cultural de Carrancas, data da primeira metade do século XVIII e fica na Praça Manoel Moreira.
A construção é toda em quartzito, formada por blocos de até uma tonelada. Tem a pintura do teto do altar também atribuída a Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho, e os retábulos do altar principal têm pinturas a ouro, além de um belo entalhe em madeira. Sob o assoalho foram enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade, costume comum na época.
Um detalhe curioso fica por conta das torres, nitidamente diferentes uma da outra.

Complexo da Fumaça
Cachoeira da Fumaça
Cartão postal de Carrancas fica pertinho da cidade, cerca de 3 quilômetros, e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras do Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano, a Fumaça encanta pela magnitude: sua queda principal tem mais de 15m de altura e sua largura a torna imponente. Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. Já teve papel importante no fornecimento de energia da cidade, era com a força de sua queda que a energia era gerada e assim podia ser distribuída na cidade e em alguns sítios e fazendas mais próximos..
 A Fumaça é a única cachoeira de Carrancas que fica em uma área pública, pertencente ao município.
A Prefeitura Municipal de Carrancas,  interditou a Cachoeira da Fumaça para as atividades: banhos, nadar, acampamentos, vendas de ambulantes, prática de esportes radicais.
A medida foi tomada devido dois fatores:
1) A poluição das águas da Cachoeira.
2) Alto índice de morte por afogamento.
Cachoeira Véu de Noiva
Parte do Complexo da Fumaça,  Uma das cachoeiras mais altas do município - são 40m de queda d’água
Cachoeira do Luciano
A pequena cachoeira fica na trilha para a Véu da Noiva
Cachoeira da Serrinha
Para chegar é necessário seguir pela trilha de grau médio de dificuldade até chegar aos pés de uma queda d’água pequena
Distante 7km do centro da cidade pela mesma estrada que leva à Cachoeira da Fumaça, no afluente chamado Jardim Botânico.


Cachoeira da Fumaça-Carrancas-MG
Complexo da Vargem Grande
Poços da Vargem Grande
Uma série de corredeiras e pequenas quedas formam um complexo de poços e piscinas naturais. É bom reservar um tempo para visitar o complexo, cheio de atrações. São 9km da cidade pela estrada e depois cerca de 30 minutos de hikking leve, recompensado no final com a beleza das águas verdes do Poço das Esmeraldas.
Poço da Esmeralda
Lindo poço de águas verdes e cristalinas, é formado pela cachoeira das Esmeraldas. A queda d’água não é grande, mas no poço é possível nadar tranquilamente com bastante espaço e também mergulhar e brincar. É uma das mais bonitas atrações de Carrancas. A natureza ao seu redor é intensa, o que proporciona momentos de contato direto e em sintonia com o lugar. Imperdível.

muro construído pelos escravos-Complexo Vargem Grande - Carrancas-MG
Corredeira e poços da Vargem Grande - Carrancas-MG
Complexo da Toca
Poço do Coração
 O Poço do Coração tem esse nome graças à formação rochosa arredondada que lembra mesmo um coração e que está há apenas 3 km da cidade. Duas atrações fazem do complexo um dos mais completos: uma delas é uma rocha que permite atravessar por uma fenda, por debaixo da água, e sair em outro ponto do poço. A segunda é uma rocha que permite de duas a três pessoas sentarem sentindo a água cair com força, como se fosse uma hidromassagem natural. Depois, piscinas naturais e duas lindas cachoeiras ao longo do leito de águas cristalinas do córrego do Salto finalizam o passeio. É comum observar animais próximos à trilha, como tucanos, micos e sauás, seriemas e teiús.
Escorregador da Toca
São 15m de escorregador natural. . A diversão é garantida, pois o escorregador fica próximo de poços e piscinas naturais.
Gruta da Toca
Com mais de 300 metros de extensão, a gruta pode ser totalmente percorrida a pé. Em alguns trechos só se passa agachado e é inevitável não se molhar, pois o caminho fica dentro d’água. A gruta está localizada a cerca de 3 km da cidade, perto do Poço do Coração. Uma aventura incrível, em que se passa pelas fendas esculpidas durante milhões de anos, cujas imagens na pedra quartzito mexem com a imaginação dos visitantes.










Após o passeio no complexo da toca novamente na companhia de Gustavo e Cristino fomos conhecer o Complexo da Zilda.
Visitamos primeiro  a Cachoeira dos Anjos depois fomos conhecer a Racha da Zilda.
infelizmente não há fotos do local.
Para se chegar a Racha da Zilda não é nada fácil necessita de guia e um bom preparo físico também um máquina fotográfica a prova d'água é bem vinda.

Complexo da Zilda
Escorregador da Zilda
Escorregador natural de aproximadamente seis metros, que fica logo no começo do Complexo da Zilda. Perfeito para quem quer se divertir bastante. A nascente é exclusiva para este atrativo, onde é possível passar horas divertidas e refrescantes. Distante 12km da cidade, o Escorregador fica a uma trilha de fácil acesso, dentro de uma propriedade que também possui uma pequena área para camping. A subida é pela trilha de pedras para chegar ao topo do escorregador e a descida é “ao gosto do freguês”.
Racha da Zilda
Passeio limitado, subida permitida apenas com traje de banho, água e frutas em recipiente adequado.
É proibido levar sacola, isopor, coller, latas, vidros, bebida alcoólica,lanches. Entrada dentro da Racha da Zilda , somente com agência, guia local ou fiscal do Complexo.

Complexo da Zilda-Carrancas-MG

Cachoeira dos Anjos-Carrancas-MG
Complexo da Zilda - Carrancas-MG
Cachoeira dos Anjos-Carrancas-MG
Complexo da Zilda-Carrancas-MG

atravessando para Racha da Zilda
dia 21.09.2013
Fizemos uma caminhada até a Serra do Abanador.
A caminhada durou 9 hrs ida e volta junto conosco foi Gustavo proprietário da pousada e seu amigo Cristino saímos logo depois do café da manhã e retornamos  ao anoitecer. A trilha apesar de longa é de fácil acesso depois de chegarmos ao topo tomamos um merecido banho de cachoeira. 
Carrancas-MG
Cachoeira no caminho da Serra do Abanador-Carrancas-MG


Cachoeira das Bicas
Queda de aproximadamente 70 metros. Belíssima cachoeira localizada na Fazenda das Bicas, envolta por mata nativa na serra de mesmo nome. Do alto da cachoeira das Bicas se avista várias cidades da região. Seu acesso é difícil e limitado por estar em propriedade particular.
Serra do Abanador-Carrancas-MG
Do Abanador se pode avistar a Serra de São José em Tiradentes, o Parque do Ibitipoca , o Pico do Papagaio em Aiuruoca e a Serra da Mantiqueira entre outros. É a serra com as maiores altitudes de Carrancas, com a cota máxima de 1590 mts no Abanador.


Serra do Abanador-Carrancas-MG

Serra do Abanador-Carrancas-MG


Vista da Serra da Broa-Carrancas-MG

Alto de uma Cachoeira na Serra do Abanador

Serra do Abanador-Carrancas-MG

serra do abanador-Carrancas -MG


Serra do abanador-Carrancas-MG




Complexo da Ponte
À apenas 2 km da cidade.  Um pouco acima se encontra a Cachoeira do Salomão, sem poço, a queda é uma verdadeira massagem natural para quem gosta de tranquilidade e um pouquinho de paz. Antigamente, mais adiante, ficava um moinho de milho que usava a força da cachoeira para produzir farinha, e foi daí que veio o nome da Cachoeira do Moinho, também tranquila e com trilha leve, o lugar é perfeito para observação da fauna e da flora locais.
Poço da Ponte 
Uma bela piscina natural formada pelas águas das cachoeiras próximas, localizada próximo a estrada que dá acesso para Itutinga. Devido ao acesso fácil e a tranquilidade do lugar, este poço já foi bastante frequentado pelos moradores e visitantes, entretanto após a construção da atual ponte de concreto, o lugar teve sua beleza transformada.
Cachoeira do Salomão
Também chamada de Tico-tico, esta é a primeira cachoeira da trilha que leva até o Moinho. Alta e com boa queda d’água, não chega a ter poços para banhos, mas o visual é muito bonito e é ao descer até sua base, que se pode ter real dimensão de sua beleza.
Cachoeira do Moinho
Entre as Cachoeiras do Tira-Prosa e da Toca está a do Moinho, com diversas piscinas naturais, não muito grandes, mas perfeitas para um breve mergulho. A cachoeira tem uma boa queda, ótima para aliviar o corpo e a mente, suas águas formam um poço bonito com poucos pontos mais profundos . Parada obrigatória no roteiro da cidade.
Gruta da Ponte
Em meio à mata do Complexo surge a gruta da Ponte com suas incríveis formações rochosas. De beleza singular, a calma e paz do lugar nos remete a momentos de reflexão e de contemplação da vida. Um lugar muito bacana e preservado e de acesso restrito. 

Dia 22.09.2013 Antes de seguirmos viagem para Bueno Brandão paramos no caminho para conhecer o Complexo da Ponte que é próximo a cidade.
Cachoeira Salomão-Complexo da Ponte-Carrancas-MG
Cachoeira Salomão-Carrancas-MG


Cachoeira Salomão-Carrancas-MG
Cachoeira do Moinho-Carrancas-MG
Cachoeira do Moinho- Carrancas-MG


Dicas

Ao vir para Carrancas traga sempre dinheiro em espécie ( de preferência trocado). A maior parte do comércio não trabalha com cartões e o único banco da cidade é o Banco do Brasil. Temos correspondente bancário da CEF na lotérica e do Bradesco em uma loja de material de construção, porém não funcionam aos domingos e feriados, e nos sábados funcionam somente na parte da manhã. Em Carrancas não existe a rede 24hs.
Carrancas tem cobertura de telefonia celular das operadoras OI, TIM e Vivo. ( Claro não pega, nem Nextel )
Os acessos para as cachoeiras são feitos por estradas de terra. Não é necessário um carro 4x4, qualquer carro pequeno vai pois o estado de conservação é bom.
Para conhecer os principais atrativos sem correria são necessários pelo menos 3 dias. Para conhecer tudo o ideal é ficar uma semana.
Traga um par de tênis a mais, em alguns passeios provavelmente eles irão molhar.
A temperatura a noite sempre dá uma caída. Nos meses de inverno traga roupas adequadas. Nos demais, traga pelo menos uma camiseta de manga comprida ou um moleton.
 A cidade não dispõe de rodoviária, o embarque e desembarque dos passageiros é na Praça Manoel Moreira (atrás da Igreja).

O que fazer:
ROTEIRO CRUZ DAS ALMAS / CAPELA DO SACO / SERRA DE CARRANCAS
Uma boa opção de passeio pela Estrada Real é conhecer a Capela do Saco, distante 30 km de Carrancas.
No caminho temos belas paisagens da Serra de Carrancas e da represa de Camargos. Atravessando a represa por balsa você chega ao povoado do Caquende, que já pertence ao município de São João Del Rey.
ROTEIRO SERRA DAS BROAS / ABANADOR
Serra das Broas, Serra do Moleque e Abanador, entre outros, formam a Chapada das Perdizes. Esta é a serra com as maiores altitudes de Carrancas, com a cota máxima de 1590 mts no Abanador. É um local de longas, pesadas e recompensadoras pedaladas.
Na companhia de um guia também é possível percorrer parte desta região em um veículo 4x4. Desaconselhamos a visita a esta região em carro de passeio e em dias de chuva, devido a grande incidência de raios.
ROTEIRO DA SERRA DAS BICAS
Neste roteiro é aconselhável a presença de um guia. Neste circuito você conhecerá o Poço do Turco, a Gruta da Cortina, o Mirante das Antenas de TV e a Cachoeira da Serra das Bicas.
Para os adeptos de grandes caminhadas, a partir do HOTEL Fazenda Recanto da Serra é possível fazer uma caminhada de mais ou menos umas 5 horas de duração (ida e volta) até o Abanador, que é o ponto mais alto de Carrancas. 
JEQUITIBÁ GIGANTE
Próximo ao HOTEL Fazenda da Traituba ( a 26 km da cidade) existe um Jequitibá Centenário. São necessárias 11 pessoas para abraçá-lo.
ROTEIRO COMPLEXO DA ZILDA E GRÃO MOGOL
Este é um roteiro que concentra um grande número de atrativos, sendo interessante o acompanhamento de um guia para não perder nenhum detalhe. Neste roteiro você conhecerá o Escorregador da Zilda, o Poço da Proa, o Poço do Guatambu, a Cachoeira da Zilda, a Gruta da Zilda, a Cachoeira dos Índios, a Cachoeira dos Anjos e a Racha da Zilda.
Ao lado da Cachoeira dos Índios existe um bar e próximo a ela temos algumas inscrições rupestres. Na Cachoeira do Grão Mogol é obrigatória a presença de um guia, pois o proprietário não permite a entrada desacompanhado deste. Aqui você vai conhecer a Cachoeira do Grão Mogol e a Lagoa Azul. 
ROTEIRO DO COMPLEXO DA VARGEM GRANDE
 É onde localiza-se o Poço da Esmeralda, um dos locais mais bonitos de Carrancas. Distante 8 KM da cidade, 4 KM após a entrada da Cachoeira da Fumaça. Próximo ao poço existe um bar que costuma servir refeições, principalmente em dias de maior movimento.
ROTEIRO DA CACHOEIRA DA FUMAÇA
 Este circuito também é próximo da cidade ( 6 km ). Aqui você conhecerá a Cachoeira da Fumaça, a Segunda Queda da Fumaça, o Véu de Noiva, Cachoeira do Luciano e a Cachoeira da Serrinha.
ATENÇÃO! A Cachoeira da Fumaça é apenas para ser observada e fotografada.Véu de Noiva e Cachoeira da Serrinha são limpas e podem ser frequentadas sem receio.
ROTEIRO DO COMPLEXO DA TOCA
Este também é um roteiro próximo da cidade ( ao lado do Roteiro da Ponte ). Nele você conhecerá o Escorregador da Toca, a Gruta da Toca e o Poço do Coração. Próximo à Gruta da Toca existe um Bar/Restaurante ( Restaurante da Toca/ Sr. Marcelo).
ROTEIRO DO COMPLEXO DA PONTE
Este é o roteiro mais próximo da cidade ( de 1 a 2 KM) e pode ser feito todo ele a pé. Neste circuito você conhecerá o Poço do Tira Prosa, o Poço da Canoa, a Cachoeira do Tico-Tico, a Cachoeira do Moinho, o Poço da Ponte e a Gruta da Ponte.
Como ponto de apoio existe um bar próximo ao Poço da Ponte ( Bar e Camping da Ponte/ Sr. Osvaldo).

COMO CHEGAR
São Paulo/SP
-Fernão Dias
Em São Paulo, parta da rodovia Fernão Dias (zona Norte) e siga até a entrada para Lavras (saída 688), você estará então na rodovia BR 265 (Lavras - São João del Rei) onde, após 48 kms chegará ao município de Itutinga. De Itutinga até Carrancas são mais 27 kms
Existe ainda uma segunda opção pela rodovia Fernão Dias. Ao chegar em Três Corações, entre e siga as placas que levam a São Thomé das Letras. Você estará na rodovia que liga Três Corações à São Bento do Abade. Após o trevo para São Thomé, você entrará a direita em uma estrada de terra com sentido a Luminárias. De Luminárias à Carrancas são aproximadamente 40 kms passando por duas cachoeiras e pela Estação Carrancas.

-Rodovia Presidente Dutra/ Circuito da Águas
Para quem vem pela Nova Dutra ou Carvalho Pinto, a opção é ir até Cruzeiro e de lá entrar em Minas por Passa Quatro e seguir até a placa que indique Baependi, BR267 (sentido Juiz de Fora). Siga para Cruzília e de lá para Minduri. Pegue a estrada que vai para Carrancas mas antes de chegar à Estação Carrancas dobre à direita e pronto De Minduri à Carrancas são aproximadamente 52 kms.

Belo Horizonte/MG
 Rodovia Fernão Dias até a entrada para Lavras (saída 688), você estará então na rodovia BR 265 (Lavras - São João del Rei) onde, após 54 kms chegará ao município de Itutinga. De Itutinga até Carrancas são mais 27 kms .

Uma outra possibilidade é deixar a BR 381 pegando a saída para Bom Sucesso. Você passará por Bom Sucesso, Ibituruna, Nazareno.  Após Nazareno você chegará na BR 265, onde você irá entrar à direita e percorrer mais 8 km até Itutinga. Entre à esquerda em Itutinga e dalí siga por mais 27 km até Carrancas

Rio de Janeiro/RJ
Para quem vem do Rio a melhor opção é pegar a BR 040, passando por Juiz de Fora até Barbacena. De Barbacena pega-se a BR 265 até Itutinga e de lá a estrada para Carrancas


Ônibus

Belo Horizonte-lavras
Expresso Gardênia que possui mais opções de horários.
http://www.expressogardenia.com.br/pontos-venda.php.
De Lavras até Carrancas, a opção é com a viação São Cristóvão. (não possui venda online)

Rio de Janeiro=Lavras
Viação Util.
http://www.util.com.br .
De Lavras até Carrancas, a opção é com a viação São Cristóvão. (não possui venda online)

São Paulo
Para quem sai de São Paulo, a opção é seguir até Lavras partindo da rodoviária do Tietê com a Expresso Gardênia que possui mais opções de horários. Compras on line passagens através do site http://www.expressogardenia.com.br/pontos-venda.php.
De Lavras até Carrancas, a opção é com a viação São Cristóvão. (não possui venda online)

Viação São Cristóvão (Lavras)
Tel: (035) 3821-0100
Lavras /Carrancas – R$ 16,85
2ª a Sabado – 10h45 e 16h15
Domingo – 07h00 e 15h00
Carrancas / Lavras – R$ 15,25
2ª a Sabado – 06h15 e 13h00
Domingo – 10h00 e 19h00

De Bicicleta

Carrancas faz parte do Circuito da Estrada Real. Em sua área está o maior trecho do Caminho Antigo dentro de um mesmo município. Suas trilhas podem ser percorridas a pé ou com bicicletas e para isso já existem roteiros planilhados com diversas informações que facilitam a viagem. Confira mais através do link:

Onde Ficar:
http://www.carrancas.com.br/hospedagem/index.html
www.booking.com.br
Sites Consultados:




Nenhum comentário:

Postar um comentário