Depois da nossa visita ao Parque dos Falcões seguimos para a cidade de Laranjeiras que fica a cerca 35 km de distância.
É possível fazer um ‘bate-volta’ a partir da capital, Aracaju. Algumas agências organizam excursões que conjugam Laranjeiras e São Cristóvão (a 4ª cidade mais velha do Brasil) em um só dia.
Laranjeiras-SE |
Fundada em 7 de agosto de 1832, a histórica Laranjeiras fica a cerca de 20 quilômetros da capital de Sergipe, Aracaju,foi sede de inúmeros engenhos de cana-de-açúcar e importante centro de comercialização de escravos. e tem belos casarões antigos e manifestações populares pitorescas. Laranjeiras é uma cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1996, e também governado pelo o estado de Sergipe há mais tempo devido à beleza de suas ruas, de suas igrejas e de seu casario construído em modelo português nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
É uma aula de história a céu aberto. São igrejas, casarios, ruas de pedra e museus que contam um pouco da formação de Sergipe e do Brasil, durante o período colonial e o auge da produção de cana-de-açúcar.
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Em Laranjeiras, está localizada uma das capelas particulares mais ricas do Nordeste, com detalhes ornados em ouro maciço: a Capela Sant'Anninha, construída em 1860, e que faz parte do conjunto da propriedade do Solar Sant'Anninha. O Solar Sant'Anninha e a Capela Sant'Anninha pertenciam a família Ribeiro Guimarães, e posteriormente a referida capela seria reformada e transformada também em necrópole da família, em 1875, sendo inaugurada a necrópole com os restos mortais do major Agostinho José Ribeiro Guimarães, em 12 de fevereiro de 1887.
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Adicionar legenda |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Laranjeiras-SE |
Dá para visitar a cidade de Laranjeiras em meio dia podendo conciliar com a visita a cidade histórica de São Cristovão ou fazer como fizemos se for visitar o parque dos falcões dar uma esticadinha até a cidade.
O que fazer:
-Casa de Cultura João Ribeiro
Local de nascimento do primeiro escritor imortal sergipano da Academia Brasileira de Letras. Atualmente funciona o Museu João Ribeiro, com peças pertencentes ao ilustre escritor, filólogo e folclorista
-Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba, em estilo barroco e fica localizada na propriedade da família de José Monteiro Sobral em Laranjeiras, Sergipe
-Museu Afro-Brasileiro, que exibe móveis, maquinário de engenhos, objetos de tortura de escravos e representações de orixás.Este foi o primeiro museu montado especialmente para o estudo da presença do negro na formação do povo brasileiro.
-Igrejas de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Construída por negros na metade do século XIX, a igreja era local de tradicionais comemorações como Festa de Reis e da Rainha da Taieira, esta última uma louvação dirigida a São Benedito e Rosário, protetores dos escravos. Na igreja realizam-se até hoje os ritos do Cacumbi, da Taieira, da Chegança e de São Gonçalo, sendo, portanto, o palco das maiores festas do folclore laranjeirense. Localização: Centro
-Casa do Folclore Zé Candunga
A herança mais marcante do povo negro se traduz nos diversos grupos folclóricos que compõem a cultura da cidade de Laranjeiras, dentre eles, a Taieira, o Cacumbi
-Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. O estilo barroco e o seu rico interior (com direito a altar-mor, capela, altares laterais e órgão) indicam que esta foi uma igreja frequentada pela alta sociedade dos Séculos XVII e XVIII, por isso também é conhecida como “Igreja dos Brancos”.
-Museu de Arte Sacra e Igreja Matriz
Fundado em 1980 para preservar o grande acervo sacro do município, localiza-se no Centro. É o segundo mais importante do Estado.
-Igreja Presbiteriana
Situada na rua Tobias Barreto (centro), foi inaugurada em 19 de novembro de 1899 após uma série de incidentes entre católicos e protestantes que iniciaram em 1844 e agravaram-se quando o pastor norte-americano Alexander Latiner Blackford, após visitas a Laranjeiras, fundou em 1884 a primeira Igreja Presbiteriana em Sergipe, na rua Comandaroba em Laranjeiras. Até hoje a igreja mantém todas as suas atividades. Localização: Centro
-Capela Sant'Aninha
Construída no antigo depósito de pólvora do Sítio Sant'Aninha, era uma das mais ricas capelas particulares do Nordeste. Localização: Solar Sant'Aninha, s/n - Zona rural (em propriedade particular)
-Igreja Bom Jesus dos Navegantes
Da igreja, construída no início do século XX, parte a anual procissão de Bom Jesus dos Navegantes, tradicional festa religiosa da cidade. Localização: Alto do Bom Jesus, s/n (entrada da cidade)
-Trapiche
Construção do século XIX, local onde era armazenada a produção açucareira dos engenhos. Ali também eram desembarcados e alojados os escravos enquanto aguardavam seus senhores. Atualmente funciona no local o Centro de Tradições, palco de manifestações artísticas.
-Capela do Engenho Jesus, Maria e José
Construída em 1769, a capela encontra-se em ruínas. O altar, bem histórico tombado pelo IPHAN, foi retirado e encontra-se hoje na Igreja do Senhor do Bonfim.Localização: Zona rural, localizada em propriedade particular de difícil acesso.
-Gruta da Pedra Furada
Formação de pedra calcária que serviu como refúgio para os nativos da região, situa-se no meio da mata. No local, os jesuítas ceelebravam missas, durante o período da invasão holandesa. Tombada pelo Governo do Estado de Sergipe. Localização: Povoado Machado
-Terreiro Filhos de Obá
Terreiro de Nagô tombado pelo governo do estado.
-Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Construída no século XIX, a igreja abriga nos fundos o cemitério da Irmandade do Bonfim. Seu altar de madeira foi destruído durante um incêndio, sendo posto em seu lugar o altar da Igreja Jesus, Maria, José. Do alto da colina, onde está localizada, se tem uma visão completa do Vale do Cotinguiba. Localização: Centro
-Gruta da Matriana
Local utilizado como refúgio e para orações pelos padres jesuítas, conserva em seu interior pinturas feitas pelo artista plástico Horácio Hora. Localização: Vila do Faleiro, de difícil acesso
-Ponte Nova
-Mercado Municipal
Construção do século XIX, com características góticas. Recebeu mercadorias vindas através do rio Cotinguiba. Até hoje funciona aos sábados para a feira local. Localização: Centro
-Casa do Engenho Retiro e Capela de Santo Antônio
Os jesuítas iniciaram às margens do rio São Pedro, no fim do século XVII, a construção da primeira residência em Laranjeiras. Inaugurada em 1701, foi denominado Retiro, provavelmente este nome se originou em ocorrência da solidão do lugar.
-Antigo Teatro Santo Antônio
Sua construção data do século XIX. Funcionou como teatro por muito tempo. Companhias nacionais e internacionais apresentaram-se nesse espaço. Durante um bom tempo ficou abandonado, sendo utilizado como cortiço. Hoje abriga a biblioteca e laboratórios do campus avançada da Universidade Federal de Sergipe.Localização: Centro
Eventos culturais e turísticos
Os maiores eventos festivos da cidade são :
Encontro Cultural - Demonstração da riquíssima cultura do Estado. Teatro de rua, grupos folclóricos, cordel, palestras, seminários e bandas culturais e populares (de renome nacional) se misturam durante três dias inteiros da primeira quinzena do mês.
Festa de Reis - Comemoração do Ciclo Natalino com procissão
Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Festa sacra com procissão no rio que corta o centro histórico da cidade. Blocos de frevo tocam pelas ruas da cidade.
Semana Santa / Penitentes – grupo de penitentes vagam encapuzados pelas ruas da cidade durante a quaresma, rezando e cantando.
Micareme - festa que reúne blocos de estilo carnavalesco mas tocando músicas de frevo e marchinhas. Ocorre durante três noites da segunda quinzena do mês.
Manifestações afro-brasileiras com lavagem da Igreja Senhor do Bonfim
Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus (novena e procissão)
Festival de música - Durante a primeira semana do mês ocorre apresentações de grupos musicais, bandas escolares, turmas de aprendizes, orquestras profissionais e fanfarras oficiais.
Corte do Inhame Nagô
Combate do Lambe Sujo e Caboclinho - Festa popular de cunho profano, revivendo a memória das lutas entre os negros (homens pintados de cabaú) e índios (homens pintados de xadrez vermelho)
Como chegar:
O acesso à cidade é pela BR-101. Laranjeiras, 23 quilômetros ao Norte.
Sites Consultados:
http://www.laranjeiras.se.gov.br/ler.asp?id=760&titulo=monumentoshistoricos
Nenhum comentário:
Postar um comentário