dia 21 de abril de 2019
Último dia em Recife antes de retornarmos a João Pessoa-PB fomos até a Ilha de Itamaracá .
De Recife a Ilha levamos cerca de 1:30 hrs.
Ao chegarmos lá logo escolhemos uma mesinha no meio das dezenas que se aglomeravam na beira mar, ficamos ali até o entardecer.
A Ilha de Itamaracá está localizada no litoral do estado de Pernambuco. Constitui-se também em um município, integrante da Região Metropolitana do Recife. Fica separada do continente pelo canal de Santa Cruz. No ano de 1962 a sede do município da Ilha de Itamaracá, Pilar, foi elevada a categoria de Cidade e anos mais tarde, foi premiada pela empresa de turismo de Pernambuco, EMPETUR, com o título de Município de Interesse Turístico do Estado de Pernambuco.
Distante cerca de 40 km do Recife, a ilha oferece ao turismo praias de águas calmas, com coqueiros, piscinas naturais, recifes e bancos de areia. Também é procurada para a prática de esportes náuticos. Além das reservas ecológicas com remanescentes da Mata Atlântica, abriga o Centro de Preservação do Peixe-Boi-marinho.
Ilha de Itamaracá-PE |
Ilha de Itamaracá-PE |
Ilha de Itamaracá-PE |
A ilha de Itamaracá já deu nome a uma das capitanias hereditárias do Brasil e foi palco de disputas coloniais no século 17 – quando os invasores holandeses construíram o Forte Orange, mas acabaram expulsos pelos portugueses.
Coroa do Avião - Ilha de Itamaracá-PE |
Ainda ao sul da ilha encontra-se a ilhota conhecida como Coroa do Avião. Constitui-se em um banco de areia que se formou por força das correntes marinhas e que atualmente abriga, além de pequenas barracas que servem comida regional, a Estação de Estudos sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco.uma encantadora ilhota de areia, com águas cristalinas e palhoças que funcionam como bares. Acessível por barco ou jangada.
Forte Orange - Ilha de Itamaracá-PE |
Forte Orange - Ilha de Itamaracá-PE |
No extremo sul da Ilha ergue-se o Forte Orange, construído pelos neerlandeses no contexto da segunda das Invasões holandesas do país. As disputas giravam em torno do Forte Orange, construído em taipa, em 1631, e reconstruído em pedra, em 1654, quando ganhou diversos canhões.
Cartão-postal da cidade, o patrimônio passou anos abandonado. Hoje, abriga lojas de artesanato, capela e museu. Das muralhas, avista-se toda a praia, além da Coroa do Avião Vizinha ao forte localiza-se uma das comunidades mais antigas de Pernambuco, a Vila Velha, hoje a população local obtém sua renda em sua maioria através do turismo.
No ano de 1938, o forte foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e preserva um pouco a história do país, da região e vários canhões e artefatos. a visita é gratuita.
Forte Orange-Ilha de Itamaracá-PE |
Forte Orange - Ilha de Itamaracá-PE |
Com onze praias, Itamaracá oferece opções variadas. Algumas são tranquilas, como as afastadas do Fortinho, do Sossego e Pontal da Ilha; outras movimentadas, como Quatro Cantos, Baixa Verde, Jaguaribe e Pilar - esta última é a mais badalada.
O que fazer:
-Sítio Histórico de Igarassu :As construções coloniais do século 17, como a Igreja Matriz dos Santos Comes e Damião já demonstram toda a riqueza arquitetônica e cultural da região
-Forte Orange - Considerado a maior fortaleza de pedra no nordeste brasileiro, o Forte Orange fica na praia do Forte
-Ilhota Coroa de Avião - O acesso a pequena ilha de Coroa de Avião só se dá partindo e barco ou lancha da Praia do Forte Orange, com boa infraestrutura
-Ecoparque Peixe Boi - O exótico peixe boi é um mamífero nativo das águas da ilha, e que pode ser visto de pertinho pelos turistas que visitam o ecoparque, que visa justamente preservar a espécie.
-Curtir Frevo no Carnaval - Assim como em Olinda, o carnaval na Ilha de Itamaracá é comandado ao som de muito frevo, que coloca todos os turistas para dançar e curtir.
-Forno de Cal - Fornalha Holandesa é uma área histórica, onde em 1940 era uma fornalha de cal e atualmente é uma área privativa onde os turistas podem conhecer e incentivar a manutenção e preservação da região através da compra de artesanatos produzidos no local.
- Trilha dos Holandeses - A saída é através da Vila Velha e se caminha cerca de 3 km até chegar ao Forte Orange. A volta costuma ser feita pelas areias da orla.
-Vila Velha - Fundada por portugueses em 1540, a vila ainda guarda casarios coloniais e é o ponto mais alto da ilha, onde você encontrará ruínas de igrejas e uma vista realmente encantadora da região.
- Passeio de Lancha Pelos Manguezais - Bem preservados e repletos de caranguejos, a ida ao manguezal é um dos passeios bem típicos da região e que vale a pena ser feito para entrar em contato com um ambiente que muitas vezes não é conhecido pela maioria da população.
- Comida Típica - experimentar o doce conhecido como passas de caju, ele é um doce típico local, vendido nas feirinhas de artesanato.
-Lagoa Azul - Situado próximo a Vila Velha, a Lagoa Azul é um ótimo lugar para passar o dia ,você encontrará pedalinhos, caiaques, tirolesa, petiscos e música boa, ideal para que todos os tipos de visitantes tenham atividades divertidas e possam curtir o dia de forma relaxante.
Como chegar:
Parta de Recife pela PE-015 e siga até a entrada para a BR-101 até Igarassu. Lá, siga pela PE-035 até Itamaracá.
Recife de ônibus para a Ilha é preciso pegar um ônibus até o terminal de integração de Igarassu, onde você pegará o ônibus que te leva para a ilha.
Sites Consultados:
https://www.guiaviagensbrasil.com/blog/tudo-sobre-ilha-de-itamaraca-pe/
https://www.feriasbrasil.com.br/pe/itamaraca/
https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/ilha-de-itamaraca/
https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/PE/643/ilha-de-itamaraca
Nenhum comentário:
Postar um comentário