onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de junho de 2016

Belém do Pará - Segundo dia

Dia 24.04.2016

Neste post vou mostrar um pouco do nosso segundo dia em Belém.
Domingo é dia da feirinha na Praça da República que fica em frente ao hotel onde estávamos.
São muitas barracas com vários tipos de produtos, inclusive artesanato, com um preço justo.



Teatro da Paz -Praça da República-Belém-PA
Na Praça da República encontra-se o Teatro da Paz mas deixamos para visitá-lo internamente no ultimo dia. Veja aqui
Praça da República-Belém-PA




Bar do Parque-Aberto dia e noite, sem interrupções, o quiosque de estilo art nouveau, ao ar livre, fica ao lado do histórico Theatro da Paz é um dos bares mais antigos e clássicos de Belém ainda em atividade.
O bar é um cantinho aconchegante, construído no auge do ciclo da borracha, e com uma bela vista para o Teatro da Paz e o túnel de Mangueiras da Praça da República.
Antes de se tornar o Bar do Parque, ele era a bilheteria do Teatro da Paz.  o Bar do Parque é um símbolo cultural paraense que tem muitas histórias pra contar.
Tombado como patrimônio histórico-cultural de Belém,  o Bar do Parque se mantém como um dos bares mais importantes e procurados da cidade,  pelo ambiente agradável.
O bar funciona 24h durante o ano inteiro, exceto no Círio de Nazaré e na Quarta-feira de Cinzas.

Feirinha da Praça da República-Belém-PA

Feirinha da Praça da República-Belém-PA
No início era o Largo da Campina, um imenso terreno descampado que ficava entre o bairro da Campina e a estrada que levava à ermida de Nossa Senhora de Nazaré. Depois, no século XVIII, lá foi construído um imenso armazém para se guardar pólvora, traçando-lhe o nome para Largo da Pólvora. Uma forca foi erguida, mas não há registro de nenhum enforcamento. O que se sabe é que o espaço era usado para sepultar, em cova rasa, escravos e pobres. Com a inauguração do Theatro da Paz, em 1878, houve uma urbanização, também modesta. Seu nome definitivo veio com a troca de regime: ”Praça da República”. Aos domingos, é realizada a Feira de Artesanato. Hoje a Praça da República aparece no contexto urbano da cidade como elemento de grande destaque e importância devido a seu alto grau de significação histórica e beleza. Sua implantação acompanha a evolução da cidade de Belém. Um dos pontos mais bonito da cidade, ganha vida e magia com suas exuberantes mangueiras, que formam extenso túnel de grande beleza plástica.

Feirinha da Praça da República-Belém-PA




A feira dá a volta na praça e dura até à tarde, como o preço era bom compramos algumas lembrancinhas. A opção de produtos é grande de artesanato a produto de beleza.
Ali mesmo na Av. Pres. Vargas pegamos um ônibus para Icoaraci cidade a 20 km de Belém onde almoçamos e compramos as cerâmicas marajoara que tem o melhor preço, gostei muito de lá e fiz um post sobre nosso passeio na cidade . Veja aqui passeio em Icoaraci.



Praia do Cruzeiro-Icoaraci-PA
À noite caminhamos  2 km até a Basílica Santuário de Nazaré , assistimos a missa e retornamos ao Hotel.

Basílica Nossa Senhora de Nazaré-Belém-PA

Basílica de Nazaré
A Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré é uma das igrejas mais belas de Belém com seu estilo neoclássico e com a grande quantidade de mármore que o espaço abriga. Tem sua história misturada com a maior festa religiosa do povo paraense, o Círio de Nazaré. Ela foi erguida em 1852, no mesmo lugar em que foi achada a imagem de Nossa Senhora pelo cabloco Plácido, às margens o Igarapé Murucutu, que hoje não existe mais. Sua construção foi inspirada na Igreja de São Paulo de Roma e é a única basílica da região amazônica. Tornou-se Santuário em 2006.O local foi um dos lugares escolhidos para visitar pelo Papa João Paulo II, o pontífice visitou a Basílica de Nazaré quando veio a Belém. Hoje a igreja é um dos principais patrimônios históricos da cidade. 
Horário das missas: Segunda a sexta 7h, 8h30, 12h e 18h. Sábado 7h, 8h30, 12h e 17h. Domingo 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h

Localização: Avenida Nazaré – Praça Justo Chermont.


Clique abaixo e veja Roteiro Completo dessa viagem ao Pará:

Dicas:
A cidade de Belém é um tanto desorganizada e um pouco descuidada mas isso é superado pelas atrações que encontramos por lá, dá para fazer tudo a pé. É imperdível o passeio ao Ver o Peso .
Em um final de semana se consegue conhecer as principais atrações da cidade se tiver mais dias conheçam as cidades próximas, não deixe de visitar Ilha de Marajó.
A cidade é bem quente não esqueçam boné, protetor solar e roupas bem leves.
Os sabores de Belém são um atrativo a parte portanto não deixem de experimentar os pratos típicos como o tacacá, a cachaça de jambu, unha (coxinha com recheio de caranguejo), suco de bacuri, a maniçoba e o açaí lá é servido com peixe e farinha,mas, prefiro puro.
Visitem o Boteco Meu Garoto lugar aconchegante no centro lá servem a cachaça de jambú.
Icoaraci é o melhor lugar para se comprar as cerâmicas marajoara.

O que fazer:
-Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira 
-Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari
-Bondinho de Belém- No momento não está operando. 
-Círio - A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. No segundo domingo de outubro, cerca de dois milhões de pessoas seguem a imagem da santa pelas ruas da capital. O percurso tem cerca de 3,6 km, e parte da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré. 
-Carimbó na doca - Todas as sextas-feiras, a partir das 18hs, Preço médio: grátis
-Complexo Feliz Lusitânia - Localizado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado: a Catedral Metropolitana de Belém, praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre (onde encontra-se a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará).
-Complexo Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. 
-Complexo Ver-o-Rio - Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação da natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
-Estação das Docas – É um complexo de arte, lazer e gastronomia. 
-Espaço São José Liberto – Era um antigo presídio da capital. Em 2002 deu lugar ao Espaço, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão e uma capela.
-Estádio Olímpico do  Pará- Com capacidade para 50 000 torcedores, foi inaugurado em 1978 e reformado em 2002.
-Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
-Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá.
-Orla de Icoaraci –  O distrito destaca-se como importante polo de artesanato em cerâmica.
-Palácio Antônio Lemos - Hoje, é sede da prefeitura.
-Palácio Lauro Sodré - Sede do Museu do Estado do Pará desde 199
-Parque da Residência - Residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT) do estado do Pará.
-Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi - Criado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica e referência mundial na Amazônia. 
-Planetário Sebastião Sodré da Gama - O primeiro planetário do norte e considerado um dos mais modernos do país.
-Portinha - a Portinha (que leva esse nome por ser uma pequena porta azul entre casas maiores) é um dos estabelecimentos mais conhecidos de Belém. Seus salgados frescos, feitos com massa caseira e recheios típicos da região - Rua Dr. Malcher, s/n (quase esquina com a rua Gurupá) – Cidade Velha
Tel.: (91) 9115-2222 -Horário de funcionamento: sexta a domingo, das 17 às 22hs
-Praça Batista Campos
-Praça da República - Aos domingos, a Praça da República, na avenida Presidente Vargas, fica lotada de famílias, cachorros, crianças com bicicletas e turistas.
=Theatro da Paz – Inspirado no Teatro alla Scala de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia. 

Onde Ficar:
http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/site/?page_id=622
http://www.belemdopara.tur.br/hoteis-em-belem.html
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-pa-belem/onde-ficar

Como chegar:
De avião
Há vôos diários partindo das principais capitais do país. As principais companhias aéreas fazem o trajeto para Belém, entre elas Tam, Azul e Gol. Para terem uma idéia de tempo de viagem, são aproximadamente 3:30h de viagem num vôo direto partindo de Guarulhos/SP.
De carro
Vindo do Sul e do Centro-Oeste, acesso pela BR-153 (Belém-Brasília) até Santa 
Maria do Pará; BR-316 e PA-391
Vindo do Norte, acesso pela BR-316 e PA-391 
De ônibus
A empresa Transbrasiliana (http://www.transbrasiliana.com.br) tem ônibus 
partindo de diversas cidades do país em direção a Belém 

Sites Consulados:
http://viajeaqui.abril.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bel%C3%A9m_(Par%C3%A1)
http://www.belemdopara.tur.br/
http://www.feriasbrasil.com.br/pa/belem/oqueverefazer.cfm
http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/site/


Nenhum comentário:

Postar um comentário