Dia 28.04.2016- Neste post o último dia em Belém. Nosso roteiro começa por uma visita ao Teatro da Paz.
Teatro da Paz-Belém-PA |
Teatro da Paz-Belém-PA |
Teatro da Paz-Belém-PA |

Teatro da Paz-Belém-PA |
Foi inaugurado em 1878, em estilo neoclássico, com 1.100 lugares. No entanto, atualmente possui 890 lugares, pois foram inseridos assentos no “paraíso”, nos altos do teatro. A fachada é sustentada por seis colunas coríntias. No teto do salão, pintura do italiano Domenico de Angelis retrata o deus Apolo e seu carro triunfal puxado por cavalos, entre motivos da fauna e da flora amazônicas. Marco da fase áurea do ciclo da borracha no Pará, recebeu companhias líricas famosas da Europa. .
Pça. da República, s/n. Seg-sex 9h-18
![]() |
Painel na rua da Cidade Velha-Belém-PA |
![]() |
Feira do Açaí-Belém-PA |
Feira do Açaí-Cartão-postal de Belém, o ponto turístico faz parte do Mercado Ver-o-Peso, mais precisamente entre o Forte do Castelo e a Praça do Relógio. A atividade começa cedo por volta das quatro da madrugada mas é entre seis e onze da manhã que as atividades ficam mais intensas.
![]() |
Barcos carregados de Açaí |
![]() |
Barcos desembarcando carga de Açaí |
![]() |
Açaí |
Conhecida como a maior área de comercialização, a Feira do Açaí é extremamente imediatista, o fruta é vendida logo nas próximas horas que desembarca.
Prédio da Alfândega-Belém-PA |
Fruta Típica da região norte |
Belém é um município brasileiro e capital do estado do Pará. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616.
Com uma população de 1 439 561 habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima-primeira do Brasil.
![]() |
Belém do Pará |
Corveta Museu Solimões-Belém-PA |
Palácio Antonio Lemos-Belém-PA |
Palácio Lauro Sodré-Belém-PA |
Palácio Antonio Lemos-Belém-PA |
Casarão antigo de Belém do Pará |
Palácio Antonio Lemos
Conhecido como Palacete Azul, prédio neoclássico projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi e inaugurado em 1883. Abriga a Prefeitura e o Museu de Arte de Belém.
Museu de Arte de Belém
Com pinturas regionais, esculturas “belle-époque” trazidas da Europa e mobiliário dos salões da alta sociedade paraense da passagem do século 19. Escadarias de mármore, lustres requintados, ladrilhos decorados, forro com detalhes de zinco e pisos de madeiras amazônicas.
Pça. D. Pedro 2º, s/n.
Palácio Lauro Sodré
Inaugurado em 1772, o antigo palácio do Governo é uma obra-prima da arquitetura colonial brasileira. A cada período -Colônia, Reino, Império, República- o edifício sofreu restaurações que lhe alteraram a fachada e o interior. Abriga o Museu histórico do Pará.
Pça. D. Pedro 2º. Ter-sex 10h a 18h, sáb e dom 9h a 13h
Solar da Beira-Belém- |
O Solar da Beira é uma construção em estilo neoclássico onde funcionava o antigo órgão responsável pela fiscalização municipal. Atualmente é um espaço misto, de múltiplos usos: abriga o Museu do Índio e parte da administração da Feira, serve de base para guardas municipais e dispõe de banheiros abertos 24 horas por dia, que são geridos por uma cooperativa, na parte inferior do Solar.
A tarde apreciamos o Açaí em uma das barracas do Ver o Peso comemos puro mas em Belém é servido com peixe e farinha aproveitamos para comprar a polpa de açaí e de outros frutos lá existem barracas que vendem diversas polpas embaladas propriamente para viagens. Foi nossa última parada, retornamos ao hotel e encerramos nossa viagem a Belém.
Açaí puríssimo |
Clique abaixo e veja Roteiro Completo dessa viagem ao Pará:
Dicas:
A cidade de Belém é um tanto desorganizada e um pouco descuidada mas isso é superado pelas atrações que encontramos por lá, dá para fazer tudo a pé. É imperdível o passeio ao Ver o Peso .
Em um final de semana se consegue conhecer as principais atrações da cidade se tiver mais dias conheçam as cidades próximas, não deixe de visitar Ilha de Marajó.
A cidade é bem quente não esqueçam boné, protetor solar e roupas bem leves.
Os sabores de Belém são um atrativo a parte portanto não deixem de experimentar os pratos típicos como o tacacá, a cachaça de jambu, unha (coxinha com recheio de caranguejo), suco de bacuri, a maniçoba e o açaí lá serve-se com peixe e farinha mas prefiro puro.
Visitem o Boteco Meu Garoto lugar aconchegante no centro lá servem a cachaça de jambú.
Icoaraci é o melhor lugar para se comprar as cerâmicas marajoara.
O que fazer:
-Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira
-Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari
-Bondinho de Belém- No momento não está operando.
-Círio - A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. No segundo domingo de outubro, cerca de dois milhões de pessoas seguem a imagem da santa pelas ruas da capital. O percurso tem cerca de 3,6 km, e parte da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré.
-Carimbó na doca - Todas as sextas-feiras, a partir das 18hs, Preço médio: grátis
-Complexo Feliz Lusitânia - Localizado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado: a Catedral Metropolitana de Belém, praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre (onde encontra-se a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará).
-Complexo Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal.
-Complexo Ver-o-Rio - Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação da natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
-Estação das Docas – É um complexo de arte, lazer e gastronomia.
-Espaço São José Liberto – Era um antigo presídio da capital. Em 2002 deu lugar ao Espaço, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão e uma capela.
-Estádio Olímpico do Pará- Com capacidade para 50 000 torcedores, foi inaugurado em 1978 e reformado em 2002.
-Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
-Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá.
-Orla de Icoaraci – O distrito destaca-se como importante polo de artesanato em cerâmica.
-Palácio Antônio Lemos - Hoje, é sede da prefeitura.
-Palácio Lauro Sodré - Sede do Museu do Estado do Pará desde 199
-Parque da Residência - Residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT) do estado do Pará.
-Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi - Criado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica e referência mundial na Amazônia.
-Planetário Sebastião Sodré da Gama - O primeiro planetário do norte e considerado um dos mais modernos do país.
-Portinha - a Portinha (que leva esse nome por ser uma pequena porta azul entre casas maiores) é um dos estabelecimentos mais conhecidos de Belém. Seus salgados frescos, feitos com massa caseira e recheios típicos da região - Rua Dr. Malcher, s/n (quase esquina com a rua Gurupá) – Cidade Velha
Tel.: (91) 9115-2222 -Horário de funcionamento: sexta a domingo, das 17 às 22hs
-Praça Batista Campos
-Praça da República - Aos domingos, a Praça da República, na avenida Presidente Vargas, fica lotada de famílias, cachorros, crianças com bicicletas e turistas.
=Theatro da Paz – Inspirado no Teatro alla Scala de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia.
Onde Ficar:
http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/site/?page_id=622
http://www.belemdopara.tur.br/hoteis-em-belem.html
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-pa-belem/onde-ficar
Como chegar:
De avião
Há vôos diários partindo das principais capitais do país
De carro
Vindo do Sul e do Centro-Oeste, acesso pela BR-153 (Belém-Brasília) até Santa
Maria do Pará; BR-316 e PA-391
Vindo do Norte, acesso pela BR-316 e PA-391
De ônibus
A empresa Transbrasiliana (http://www.transbrasiliana.com.br) tem ônibus
partindo de diversas cidades do país em direção a Belém
Sites Consulados:
http://viajeaqui.abril.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bel%C3%A9m_(Par%C3%A1)
http://www.belemdopara.tur.br/
http://www.feriasbrasil.com.br/pa/belem/oqueverefazer.cfm
http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/site/
Nenhum comentário:
Postar um comentário