onkeydown='return validatekey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 29 de março de 2018

Santana de Parnaíba -SP

Para quem está em São Paulo uma ótima opção de bate e volta é a cidade de Santana de Parnaíba.

A cidade Santana de Parnaíba é um município do estado de São Paulo, localizado a 35 km da capital paulista, microrregião de Osasco. A cidade está entre as rodovias Castelo Branco e Anhanguera e fica ao lado do Rodoanel Mário Covas.

Saímos de Praia Grande -SP às 07:00 hrs a viagem durou pouco mais de uma hora, chegamos cedo, a cidade ainda estava "acordando".

Igreja Matriz - Santana de Parnaíba-SP

Fizemos esse passeio em um domingo e aproveitamos a proximidade e visitamos também Embu das Artes-SP (Post)

Santana de Parnaíba  é uma das cidades que mais cresceram no Estado de São Paulo nos últimos 30 anos.
Detentora do maior núcleo urbano em taipa, tombado em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), a cidade foi fundada em 1580.

O nome do povoado originou-se da palavra tupi Pan-nei-i-bo, “lugar de muitas ilhas”, ou “rio ruim”, que designava uma grande queda d’água no rio, obstáculo à navegação, e da santa de devoção de Suzana Dias, Santa Ana, para a qual foi construída a igreja, atualmente Matriz.
Para saber mais sobre a história de Santana de Parnaíba-SP acesse: www.parnaibaweb.com.br/santana-de-parnaiba/historia-de-santana-de-parnaiba.html

Casa 80 - Casa do Patrimônio

Casa do Patrimônio: Construída no século XVII, o imóvel é remanescente do Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro, erguido em terras doadas aos Beneditinos pelo Capitão André Fernandes. Restaurado em 2003 pela Oficina Escola de Artes e Ofícios, é considerado um laboratório de técnicas construtivas (taipa de pilão, adobe e forro de caniço).  

Local: Largo São Bento, 80 – Centro Histórico
Fone: 4154-6114 (agendamento no Cintur)





Monumento a Frei Agostinho de Jesus
Monumento a Frei Agostinho de Jesus:Inaugurado em 26 de julho de 2001. A cidade presta uma homenagem singular a este grande artista e religioso brasileiro, um dos precursores da chamada arte barroca colonial. Frei Agostinho viveu em Santana de Parnaíba de 1645 a 1651, destacou-se na produção de estatuária sacra em terracota (barro cozido), representação da arte bandeirante. A maior parte de suas obras foi criada para as congregações beneditinas e podem ser apreciadas no Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. A estátua é uma obra de Murilo Sá Toledo, artista parnaibano, e pode ser apreciada no Largo São Bento – local originário do Mosteiro Beneditino. 

Demos uma volta no centro histórico da cidade que é um pedacinho da história preservado.
Conjunto arquitetônico - Santana de Parnaíba-SP

Conjunto Arquitetônico-Santana de Parnaíba-SP

Maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo, possui 209 edificações que remetem a quatro séculos de história, possibilitando uma leitura do processo de colonização e evolução dos usos e costumes paulistas. As casas térreas e os sobrados foram construídos no alinhamento da rua, geminados e com beirais pronunciados como medida de proteção da taipa.




Coreto Maestro Bilo - Santana de Parnaíba-SP

O Coreto Maestro Bilo está localizado na Praça 14 de Novembro, ao lado da Igreja Matriz. Doado e construído em 1892, com seus ferros que vieram da Inglaterra, o coreto é um dos mais belos monumentos históricos de nossa cidade.  Palco de apresentações e é considerado o cartão de visitas da cidade, juntamente com a Igreja Matriz, o Casarão e o Museu.


Antiga Sede da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba- SP

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba foi instituída em 1625 pela família Fernandes. É a sétima mais antiga do Estado de São Paulo. Em 1911, a sede oficial foi construída pelo prefeito da época, Coronel Raymundo. Em 2008, após 97 anos, a Câmara ganha um novo edifício, localizado no bairro vizinho. A sede da antiga Câmara passa a ser a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mantendo o antigo plenário e a galeria de ex-Prefeitos, com o objetivo de mostrar ao visitante um pouco da história do Legislativo de Santana de Parnaíba.

Local: Largo da Matriz, 63 – Centro Histórico
Fone: (11) 4622-8700
Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silva Camargo

A Casa da Cultura “Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo” O sobrado construído por volta do século XVIII;é um exemplar típico das construções paulistas, com paredes estruturais em taipa de pilão cobertas com telhas capa canal, portas altas e elevado pé direito.  É um patrimônio tombado pelo IPHAN em dezembro de 1958 e pelo CONDEPHAAT em maio de 1982.

Local: Largo da Matriz, 19/25 – Centro Histórico
Horário de funcionamento: terça a sexta das 8h00 às 17h00 Sábado, domingo e feriados: das 11h às 17h 

Museu Casa do Anhanguera
                      
Museu Casa do Anhanguera: O imóvel da segunda metade do século XVII é o único remanescente de casa bandeirista urbana. Foi tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, em 1958 e transformado em Museu Histórico e Pedagógico “Casa Anhanguera” em homenagem ao bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva “O Anhanguera”, nascido em Santana de Parnaíba. Com paredes estruturais em taipa de pilão, a edificação possui grande valor histórico e arquitetônico. (agendamentos no CINTUR)

Local: Largo da Matriz, 09 - Centro Histórico
Horário de funcionamento: terça a sexta das 8h00 às 17h00 Sábado, domingo e feriados: das 11h às 17h

Igreja Matriz de Santana

A Igreja Matriz de Santana de Parnaíba é considerada o marco mais importante do município. De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens. No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant'Ana, foi construída. Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant'Ana. A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético, possuindo piso em canela preta e altares que acompanham a liturgia. É tombada pelo CONDEPHAAT.

Local: Largo da Matriz, s/n
Funcionamento: das 8h00 as 17h
Missas: segunda a sábado – 19h / domingo – 11h e 18h30

Cine Teatro Coronel Raymundo

 O Cine Teatro Coronel Raymundo, conhecido também como Cine Parnahyba ou Parnahyba Cinema, foi responsável pelo lazer e pela formação cultural de várias gerações de parnaibanos.

                        







Monumento aos Bandeirantes - Santana do Paranaíba-SP

Monumento aos Bandeirantes: Concebido para resgatar a história da cidade possui, formas atuais promovendo a fusão entre o passado e o futuro. Está posicionado na entrada principal da cidade e retrata a saga bandeirista, uma justa homenagem ao bandeirante, ao índio e ao negro, etnias que contribuíram para tornar o Brasil um país gigante como sua gente.

Local: Estrada dos Romeiros

Dica: Vale a pena passar uma tarde em Santana de Parnaíba todos os sábados domingos e feriados das 15 às 17 tem apresentação de vários gêneros de músicas na praça.

O que fazer:


-Centro Histórico

- Feira de Artes e Artesanato
Uma Feira de Artes e Artesanato oferece uma variedade muito grande de produtos . A feira acontece todos os domingos, das 10 às 17 horas, na Praça XIV de Novembro, no Centro Histórico e conta também com uma Praça de Alimentação para os turistas.
Informações: 4154-1874

Roteiro Turístico
.Caminho do Sol
O roteiro religioso na Grande São Paulo começa no centro histórico de Santana de Parnaíba  é um roteiro que envolve 12 cidades do interior de São Paulo. Os devotos percorrem 240 km, cruzando trilhas e trajetos rurais já existentes entre as cidades de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, até Águas de São Pedro, onde se encontra a imagem de São Tiago marcando o final da peregrinação. Informações: Agência Caminho do Sol, Tel: 6215-1661. www.caminhodosol.org.br

• Rota da Cachaça
Santana de Parnaíba cultiva a tradição da cachaça. Muita gente vem de longe em busca da famosa “branquinha de Parnaíba”. Na cidade, encontram-se os tradicionais engenhos Caninha do Moraes, Engenho do Osíris e Caninha Parnaíba. Informações 4154-2377.

• Roteiros dos Bandeirantes
Oficializado em 2003 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, engloba oito cidades, tendo como marco inicial Santana de Parnaíba . O propósito do Roteiro é o incentivo do turismo histórico-cultural das cidades que margeiam o Rio Tietê. Informações 4154-2377.

• Pesqueiros
Localizados em chácaras, sítios ou fazendas, onde é feita a criação de várias espécies de peixes, tais como carpa, tilápia, bagre, pacu, tambaqui, etc.. Informações: 4154-2377.

• Música na Praça
Todos os domingos, das 15 às 17 horas, a Secretaria de Cultura e Turismo promove o projeto “Música na Praça”, com atrações musicais de estilos variados que se apresentam no Coreto Maestro Bilo – um dos mais tradicionais cartões postais da cidade – na Praça XIV de Novembro, no Centro Histórico.
Informações: 4154-2377

O Circuito Taypa de Pilão
É um roteiro turístico histórico-cultural de visitação de imóveis com construções em taipa e tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O circuito abrange os municípios de Barueri (Imagem de Nossa Senhora da Escada), Carapicuíba (Aldeia Jesuítica de Carapicuíba), Cotia (Sítio Mandu e Casa do Padre Inácio), Embu das Artes (Conjunto Jesuítico Nossa Senhora do Rosário), Santana de Parnaíba (Museu Anhanguera e Casa da Cultura) e São Roque (Sítio Santo Antônio).
webpags: www.taypadepilao.com.br

• Museu Parnaibano de Música “Benedicto Antônio Pedroso”
O museu reúne diversos objetos antigos como partituras, quadros, fotos, instrumentos musicais e cerca de 120 discos (LP’s e 78 rotações) de diversos cantores. Todo o seu acervo foi doado por moradores de Santana de Parnaíba . O Museu Parnaibano de Música está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17 horas. No espaço também acontece, mensalmente, o projeto Parnaíba em Seresta e Serenata, o qual promove o encontro dos seresteiros da cidade e convidados. Na seqüência, o grupo sai em seresta pelas ruas do Centro Histórico.

• Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC)
Abriga exposições de arte no espaço “Capitã Bertha Moraes Nérici” e o acervo cultural da cidade. Localizado no Largo da Matriz, 49, no Centro Histórico, o CEMIC funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. Informações: 4154-6251.

• Morro Voturuna
Localizado entre os municípios de Santana e Pirapora do Bom Jesus, também chamado de Morro Negro, era o ponto de partida dos bandeirantes, e núcleo minerador da Capitania de São Vicente. Tombado pelo CONDEPHAAT. Estrada Capela Velha, próximo ao km 6, Bairro: Capela Velha

-Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade. Diversas ruas do centro histórico são ornamentadas, pelos moradores, com os tapetes coloridos feitos com serragens, pó de café e cascas de ovos.

- o Encontro de Antigomobilismo acontece desde 2002 e reúne numa exposição, mais de cem carros das décadas de 20, 30, 40 e 50. Ao mesmo tempo acontece o "mercado de pulgas", que comercializa peças e artigos para veículos antigos. É realizado pela Secretaria de Cultura com apoio da Federação Brasileira de Carros Antigos.

Onde ficar:

Como chegar:
De Carro:
-Saindo de São Paulo:
Pegar a castelo Branco e Proximo a Barueri e pegar a estrada dos Romeiros. São 42 kms saindo do centro de São Paulo. 
-Para quem sai da Região de Campinas: o melhor é pegar a rodovia Anhanguera, e entrar proximo a cidade de Cajamar seguindo assim as placas até Santana de Parnaiba. São 72 kms saindo do centro de Campinas. Pode-se também pegar a rodovia dos Bandeirantes e na região de Jundiai entrar na Rodovia Anhanguera. Qualquer que seja o caminho, terá um pedagio. 
De Onibus:
Saindo de São Paulo
da Estação Paraíso do metrô saem onibus da empresa Urubupunga
Rua Eduardo Amaro
Horários: – 17:15. 18:00, 18:40, 19:20, 22:35 de Segunda à Sexta-feira
Telefone de informação da empresa Urubupunga – (11) 3658-7777
De Trem
A Maneira mais fácil é pegar o Trem CPTM
Na estação barra funda faz a transferência
Descer em Barueri, pegar ônibus para Pirapora do Bom Jesus e descer em Santana do Parnaíba – Centro Histórico – Rodoviária
outra maneira só que mais demorada é pegar um ônibus para Pirapora do Bom Jesus na Estação Barra Funda do Metrô
Empresa EMTU – número do ônibus 385 – Preço R$4,50. Descer na rodoviária de Santana do Parnaíba – Centro Histórico.

Sites consultados:
http://www.parnaibaweb.com.br/sesi-santana-de-parnaiba.html
http://www.parnaibaweb.com.br/sesi-santana-de-parnaiba.html
http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/cidade.html
http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/culturaeturismo/integrados.html
http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/culturaeturismo/turisticos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário